O Sebrae Aqui Ubatuba informa que a Receita Federal
prorrogou até 30 de setembro de 2021 o prazo para que Microempreendedores
individuais (MEIs) regularizem seus débitos de INSS, ISS e ICMS, por meio do
Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) ou por acordo de
parcelamento.
O Sebrae Aqui Ubatuba oferece orientações às MEIs do
município tanto remotamente quanto presencialmente. O atendimento é de 2ª a 6ª
feira, das 9h às 16h, na rua Dona Maria Alves, 865 – Centro.
Caso não faça a regularização, o MEI poderá ser cobrado
judicialmente, perder os benefícios previdenciários, ter o CNPJ cancelado, ter
dificuldades na obtenção de empréstimos e até mesmo ser excluído do Simples
Nacional e SIMEI.
Todo MEI deve pagar mensalmente o Documento de Arrecadação
do Simples Nacional do MEI (DAS-MEI) para obter direitos e benefícios. O
cálculo do valor do tributo corresponde a 5% do salário mínimo, com acréscimo
de R$ 1 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para
comércio e indústria, ou de R$ 5 de Imposto sobre Serviços (ISS), para
prestadores de serviços.
Sendo assim, o valor do DAS-MEI em 2021 é R$ 56,00 para
comércio ou indústria (R$ 55,00 de INSS + R$ 1,00 de ICMS); R$ 60,00 para
prestação de serviços (R$ 55,00 de INSS + R$ 5,00 de ISS); R$ 61,00 para
comércio e serviços (R$ 55,00 de INSS + R$1,00 de ICMS + R$ 5,00 de ISS).
O parcelamento de dívidas é permitido em prazo máximo de 60
meses, respeitando o valor da parcela mínima mensal de R$ 50. O MEI não
escolherá o número de parcelas. O programa calculará automaticamente, levando
em consideração o número máximo de parcelas possíveis, respeitando o valor da
parcela mínima de R$ 50.
Serviço
Sebrae Aqui Ubatuba
Rua Dona Maria Alves, 865 – Centro
Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h
Email:
sebraeaqui@ubatuba.sp.gov.br
Whats App (12) 3834-3436
Telefone: (12) 3834-1070