A Prefeitura de Ubatuba foi sede de um encontro
entre a direção da Paróquia Exaltação da Santa Cruz e as secretarias envolvidas
para o apoio necessário à realização da tradicional Festa do Divino, que está em
sua 155ª edição.
A reunião aconteceu na manhã de quinta-feira, 01, para
que os responsáveis pelo evento pudessem apresentar estruturada Festa e
viabilizar as devidas autorizações, além de alinhar o apoio que o poder público
vai oferecer: uma parceria entre as secretarias de Infraestrutura, Turismo, Guarda
Civil Municipal - GCM, Fundação de Arte e Cultura - Fundart e Companhia
Municipal de Turismo – Comtur.
Os setores discutiram estratégias para realização
do evento, principalmente, para garantir a conformidade com as regras de
biossegurança do Plano SP. Questões como trânsito e logística para melhor
atendimento do público também foram pontuadas.
Todas as atrações acontecerão com 40% de ocupação – haverá
uma equipe fazendo o monitoramento além de demarcação dos espaços no chão. Para
consumo de alimentos, a disponibilidade será das 18h às 21h presencial e
retirada. Já das 21h às 24h, o serviço estará disponível de maneira delivery
por aplicativo e whastapp.
Toda a organização recebeu orientações sobre a necessidade
de garantir o uso contínuo de máscaras, bem como a higienização de mesas e
cadeiras utilizadas.
Haverá controle de acesso, inclusive, para as
celebrações visando evitar aglomeração. Por isso, a Paróquia vai viabilizar a transmissão
online da programação religiosa, como novena, missas e coroação.
O Frei Wilmar Villalba, pároco da Exaltação da
Santa Cruz, destacou a importância desse apoio para a realização da Festa, que
é tradicional não só para a cidade como em toda a região. “A festa do Divino é
uma manifestação de fé, mas também, de serviço. Nossa comunidade se une para
realizar essa grande festa em favor das obras da paróquia. São pessoas que se dispõem
voluntariamente a servir a comunidade de fé e a comunidade que nos visita para
prestigiar esse momento”, finalizou.