O caos nas rodovias de São Paulo rumo ao litoral norte no feriado de 15 de Novembro provocou uma discussão sobre um »rodízio amigo» de veículos nas estradas...
Categoria: Concursos - Publicado em 09-12-2013
Fonte:
Esta notícia foi lida 672 vezes
A proposta de um revezamento voluntário de carros, mas orientado pelo poder público, foi apresentada pelo Conselho de Segurança de Ubatuba e pela Associação Comercial devido aos recentes engarrafamentos. O órgão é formado por moradores e autoridades da segurança.
Ela está agora sob análise do DER (empresa que administra as rodovias de SP) e da Polícia Rodoviária Estadual.
Se a ideia for aprovada, turistas que deixam Ubatuba pela rodovia Oswaldo Cruz --que liga a cidade a Taubaté, no Vale do Paraíba, e é uma das principais vias de acesso à região-- serão aconselhados a evitar certos horários de acordo com a placa do carro.
O plano do rodízio valeria no fim de feriados prolongados. O primeiro teste pode ser já na volta do Natal, quando carros com final de placa de 1 a 5 receberiam a orientação de voltar à capital paulista entre 15h e 19h. Os demais, entre 19h e 23h.
»É um rodízio voluntário», diz Fábio Isnard, presidente do conselho da cidade e responsável pela proposta. »Não podemos cercear, mas disciplinar», afirma.
O estopim para discutir a iniciativa foram os recordes de trânsito do último feriado --quando a viagem ao litoral pela Oswaldo Cruz chegou a levar até 13 horas e motoristas invadiram a contramão da estrada, como um tipo de »operação descida» forçada.
»Temos muito congestionamento. As pessoas estão descendo mais ao litoral, mas a estrada é uma só», afirma Isnard, que ressalta que a ideia é aplicar um escalonamento apenas para voltar à capital, quando a concentração de motoristas é maior.
A proposta de um »rodízio», ainda que voluntário, pegou os órgãos de surpresa.
»Nunca tinha ouvido falar sobre isso em termos rodoviários», afirma Jorge Jobram, engenheiro e assistente da direção regional do DER, que participou da reunião onde foi apresentada a ideia.
Um novo encontro está marcado para a próxima quinta-feira. O objetivo é discutir o rodízio e outras alternativas para evitar congestionamentos na temporada.
»A ideia básica não é a questão da placa, mas de evitar novas situações de desconforto e perigo para os usuários», afirma o engenheiro do DER, para quem o rodízio, se aprovado, »terá que ser feito com muito cuidado, e sempre a título apenas de recomendação».
A Polícia Rodoviária Estadual diz que vê a ideia como positiva --mas que, a princípio, »não pode corroborar» com a iniciativa, por ser de difícil operacionalização e não estar ancorada em uma lei.
(Fonte: Folha de SP)
Categoria: Concursos - Publicado em 09-12-2013
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Esta notícia foi lida 672 vezes
A proposta de um revezamento voluntário de carros, mas orientado pelo poder público, foi apresentada pelo Conselho de Segurança de Ubatuba e pela Associação Comercial devido aos recentes engarrafamentos. O órgão é formado por moradores e autoridades da segurança.
Ela está agora sob análise do DER (empresa que administra as rodovias de SP) e da Polícia Rodoviária Estadual.
Se a ideia for aprovada, turistas que deixam Ubatuba pela rodovia Oswaldo Cruz --que liga a cidade a Taubaté, no Vale do Paraíba, e é uma das principais vias de acesso à região-- serão aconselhados a evitar certos horários de acordo com a placa do carro.
O plano do rodízio valeria no fim de feriados prolongados. O primeiro teste pode ser já na volta do Natal, quando carros com final de placa de 1 a 5 receberiam a orientação de voltar à capital paulista entre 15h e 19h. Os demais, entre 19h e 23h.
»É um rodízio voluntário», diz Fábio Isnard, presidente do conselho da cidade e responsável pela proposta. »Não podemos cercear, mas disciplinar», afirma.
O estopim para discutir a iniciativa foram os recordes de trânsito do último feriado --quando a viagem ao litoral pela Oswaldo Cruz chegou a levar até 13 horas e motoristas invadiram a contramão da estrada, como um tipo de »operação descida» forçada.
»Temos muito congestionamento. As pessoas estão descendo mais ao litoral, mas a estrada é uma só», afirma Isnard, que ressalta que a ideia é aplicar um escalonamento apenas para voltar à capital, quando a concentração de motoristas é maior.
A proposta de um »rodízio», ainda que voluntário, pegou os órgãos de surpresa.
»Nunca tinha ouvido falar sobre isso em termos rodoviários», afirma Jorge Jobram, engenheiro e assistente da direção regional do DER, que participou da reunião onde foi apresentada a ideia.
Um novo encontro está marcado para a próxima quinta-feira. O objetivo é discutir o rodízio e outras alternativas para evitar congestionamentos na temporada.
»A ideia básica não é a questão da placa, mas de evitar novas situações de desconforto e perigo para os usuários», afirma o engenheiro do DER, para quem o rodízio, se aprovado, »terá que ser feito com muito cuidado, e sempre a título apenas de recomendação».
A Polícia Rodoviária Estadual diz que vê a ideia como positiva --mas que, a princípio, »não pode corroborar» com a iniciativa, por ser de difícil operacionalização e não estar ancorada em uma lei.
(Fonte: Folha de SP)