A Escola Municipal Sebastiana Luiza de Oliveira Prado, no Sertão do Araribá, em Ubatuba, realizará uma experiência durante o ano letivo de 2011, com base no que acontece há 25 anos na Escola da Ponte, em Portugal...
Categoria: Educação - Publicado em 27-01-2011
Fonte:
Esta notícia foi lida 487 vezes
Com 134 alunos matriculados no Ensino Fundamental, escola no bairro do Araribá trabalhará projeto diferenciado em 2011
A Escola Municipal Sebastiana Luiza de Oliveira Prado, no Sertão do Araribá, em Ubatuba, realizará uma experiência durante o ano letivo de 2011, com base no que acontece há 25 anos na Escola da Ponte, em Portugal.
Durante esse ano, os 134 alunos do Ensino Fundamental permanecerão seis horas na escola para participarem, além das aulas formais, também de atividades extracurriculares.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Dulcinéia Messias Correia Pedroso, a escola funcionará das 8 às 16h, ininterruptamente, para oferecer um ensino diferenciado.
“Todo esse projeto vem sendo preparado há mais de um ano, e nasceu de uma parceria firmada com o Professor José Pacheco, que trabalhou mais de 20 anos, desde a implantação da Escola da Ponte em Portugal. Foram várias reuniões com os membros da equipe pedagógica, pais dos alunos, visitas do professor Pacheco e um contato muito próximo por e-mail, com ele, para que conseguíssemos montar e hoje colocar em prática esse projeto”, diz a diretora Dulcinéia
Como funcionará
Os alunos do terceiro, quarto e quinto ano, iniciarão suas atividades às 8h e sairão às 14h. Suas atividades serão desenvolvidas em salas de aula que foram transformadas em salas ambientes, cada uma correspondente a uma área de interesse, como história e geografia em uma sala e matemática e ciências em outra, onde os professores ficarão a disposição dos alunos.
Os alunos dos primeiros e segundos anos entrarão às 10h quando seguirão para as áreas diferenciadas, como a sala de informática, leitura, artes e esportes, comandadas pelos monitores especializados em cada uma dessas áreas. Após o almoço, servido na própria escola, as turmas inverterão os locais de atividades, com os alunos mais velhos indo para as áreas de interesse diferenciados e os mais novos para as salas ambientes, finalizando as atividades nas escolas às 16h.
Vantagens
O grande diferencial deste programa é no ganho de qualidade pedagógica, pois cada professor ou monitor trabalhará com uma média de dez crianças por vez, podendo oferecer um cuidado mais específico a cada aluno.
Outro ponto positivo do sistema é que o desenvolvimento dos alunos será acompanhado por meio de uma agenda onde serão anotados seus avanços e dificuldades e semanalmente toda a equipe pedagógica da escola se reunirá para analisar os resultados dos alunos e avaliar seu desenvolvimento.
Além disso, todos os conteúdos referentes a ano em que o aluno estiver matriculado deverão ser contemplados em todas as atividades, sejam elas realizadas nas salas ambientes ou nas atividades diferenciadas e uma das maneiras de avaliar se o aluno adquiriu o conhecimento acontecerá nas apresentações semanais que os alunos realizarão no pátio da escola, de maneira lúdica e prazerosa, por meio de declamações de poemas, peças teatrais, músicas, entre outras manifestações artísticas.
“Temos certeza de que todo esse trabalho valerá muito a pena, pois com o comprometimento que temos hoje não só da equipe de professores e monitores da escola, mas também dos pais e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, nossos alunos certamente receberão um ensino de altíssima qualidade nesta escola.”, finaliza Dulcinéia.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Categoria: Educação - Publicado em 27-01-2011
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Com 134 alunos matriculados no Ensino Fundamental, escola no bairro do Araribá trabalhará projeto diferenciado em 2011
A Escola Municipal Sebastiana Luiza de Oliveira Prado, no Sertão do Araribá, em Ubatuba, realizará uma experiência durante o ano letivo de 2011, com base no que acontece há 25 anos na Escola da Ponte, em Portugal.
Durante esse ano, os 134 alunos do Ensino Fundamental permanecerão seis horas na escola para participarem, além das aulas formais, também de atividades extracurriculares.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Dulcinéia Messias Correia Pedroso, a escola funcionará das 8 às 16h, ininterruptamente, para oferecer um ensino diferenciado.
“Todo esse projeto vem sendo preparado há mais de um ano, e nasceu de uma parceria firmada com o Professor José Pacheco, que trabalhou mais de 20 anos, desde a implantação da Escola da Ponte em Portugal. Foram várias reuniões com os membros da equipe pedagógica, pais dos alunos, visitas do professor Pacheco e um contato muito próximo por e-mail, com ele, para que conseguíssemos montar e hoje colocar em prática esse projeto”, diz a diretora Dulcinéia
Como funcionará
Os alunos do terceiro, quarto e quinto ano, iniciarão suas atividades às 8h e sairão às 14h. Suas atividades serão desenvolvidas em salas de aula que foram transformadas em salas ambientes, cada uma correspondente a uma área de interesse, como história e geografia em uma sala e matemática e ciências em outra, onde os professores ficarão a disposição dos alunos.
Os alunos dos primeiros e segundos anos entrarão às 10h quando seguirão para as áreas diferenciadas, como a sala de informática, leitura, artes e esportes, comandadas pelos monitores especializados em cada uma dessas áreas. Após o almoço, servido na própria escola, as turmas inverterão os locais de atividades, com os alunos mais velhos indo para as áreas de interesse diferenciados e os mais novos para as salas ambientes, finalizando as atividades nas escolas às 16h.
Vantagens
O grande diferencial deste programa é no ganho de qualidade pedagógica, pois cada professor ou monitor trabalhará com uma média de dez crianças por vez, podendo oferecer um cuidado mais específico a cada aluno.
Outro ponto positivo do sistema é que o desenvolvimento dos alunos será acompanhado por meio de uma agenda onde serão anotados seus avanços e dificuldades e semanalmente toda a equipe pedagógica da escola se reunirá para analisar os resultados dos alunos e avaliar seu desenvolvimento.
Além disso, todos os conteúdos referentes a ano em que o aluno estiver matriculado deverão ser contemplados em todas as atividades, sejam elas realizadas nas salas ambientes ou nas atividades diferenciadas e uma das maneiras de avaliar se o aluno adquiriu o conhecimento acontecerá nas apresentações semanais que os alunos realizarão no pátio da escola, de maneira lúdica e prazerosa, por meio de declamações de poemas, peças teatrais, músicas, entre outras manifestações artísticas.
“Temos certeza de que todo esse trabalho valerá muito a pena, pois com o comprometimento que temos hoje não só da equipe de professores e monitores da escola, mas também dos pais e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, nossos alunos certamente receberão um ensino de altíssima qualidade nesta escola.”, finaliza Dulcinéia.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)