Na manhã desta segunda-feira, 28, o secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, recebeu em seu gabinete o Prof. Dr. Isamu Suzuki, professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Osaka, no Japão, e seus alunos de doutorado em Educação, Yamamoto Kousuke e a brasileira Jaqueline Kimura Nakaya...
Categoria: Educação - Publicado em 28-09-2009
Fonte:
Esta notícia foi lida 483 vezes
Escolas da rede municipal de ensino e as políticas públicas de educação são os objetos de estudo de universidade japonesa
Na manhã desta segunda-feira, 28, o secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, recebeu em seu gabinete o Prof. Dr. Isamu Suzuki, professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Osaka, no Japão, e seus alunos de doutorado em Educação, Yamamoto Kousuke e a brasileira Jaqueline Kimura Nakaya.
Os três representantes da Universidade de Osaka estão visitando o Brasil para uma pesquisa de campo sobre as políticas educacionais adotadas no país, já tendo passado pelas cidades de Brasília, Londrina e São Paulo, sendo Ubatuba a última cidade visitada no Brasil.
Essa pesquisa faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade de Osaka. Os alunos de Doutorado em Educação foram divididos em grupos e cada um desses grupos ficou responsável por visitar e coletar as informações dos oito países escolhidos para essa pesquisa, sendo eles: França, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Finlândia, Austrália, Escócia e Brasil.
Estrutura da rede municipal
Na conversa com o secretário de Educação de Ubatuba, os pesquisadores mostraram-se muito interessados em saber mais sobre a estrutura educacional da rede municipal de ensino, citando os resultados positivos que o município apresentou na última avaliação divulgada do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, realizado pelo Ministério da Educação.
Perguntado pelos pesquisadores sobre o que achava sobre sua impressão sobre o Ideb, o secretário de Educação respondeu que o Ideb serve como um parâmetro da escola com ela própria, sobre o desenvolvimento pedagógico da unidade escolar.
O grupo de pesquisadores mostrou-se bastante interessado nas políticas públicas adotadas pelo município de Ubatuba como o investimento na primeira formação acadêmica do professor e na formação continuada deste, uma vez que Ubatuba possui há vários anos uma parceria com universidades na qual são ofertadas bolsas de 50% aos professores da rede para realização do curso de Pedagogia.
Outro destaque para os pesquisadores foi a estrutura física que várias escolas da rede municipal apresentam com quadras poli-esportivas, em especial nas escolas dos bairros como Picinguaba, Taquaral, Perequê-Mirim, e Sertão da Quina, dentre outras unidades escolares. No bairro do Sertão da Quina, bem como no Perequê-Açu, além das quadras as escolas também possuem piscina, onde alunos e comunidade podem aprender a nadar.
Professores coordenadores e equipe multidisciplinar
Outra boa surpresa para os pesquisadores de Osaka é a presença de professores coordenadores e de uma equipe multidisciplinar com psicólogas, fonoaudióloga e psicopedagogas, já que no Japão, segundo o professor Isamu Suzuki, essa estrutura ainda não é utilizada.
Os pesquisadores estão em Ubatuba desde a última sexta-feira, 25, e visitaram as escolas municipais Olga Ribas de Andrade Gil, no centro, José Belarmino Sobrinho, no Poruba, e a escola da Aldeia Boa Vista, no Promirim. A visita desta equipe à Ubatuba está prevista para durar por volta de uma semana. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Categoria: Educação - Publicado em 28-09-2009
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Escolas da rede municipal de ensino e as políticas públicas de educação são os objetos de estudo de universidade japonesa
Na manhã desta segunda-feira, 28, o secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, recebeu em seu gabinete o Prof. Dr. Isamu Suzuki, professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Osaka, no Japão, e seus alunos de doutorado em Educação, Yamamoto Kousuke e a brasileira Jaqueline Kimura Nakaya.
Os três representantes da Universidade de Osaka estão visitando o Brasil para uma pesquisa de campo sobre as políticas educacionais adotadas no país, já tendo passado pelas cidades de Brasília, Londrina e São Paulo, sendo Ubatuba a última cidade visitada no Brasil.
Essa pesquisa faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade de Osaka. Os alunos de Doutorado em Educação foram divididos em grupos e cada um desses grupos ficou responsável por visitar e coletar as informações dos oito países escolhidos para essa pesquisa, sendo eles: França, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Finlândia, Austrália, Escócia e Brasil.
Estrutura da rede municipal
Na conversa com o secretário de Educação de Ubatuba, os pesquisadores mostraram-se muito interessados em saber mais sobre a estrutura educacional da rede municipal de ensino, citando os resultados positivos que o município apresentou na última avaliação divulgada do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, realizado pelo Ministério da Educação.
Perguntado pelos pesquisadores sobre o que achava sobre sua impressão sobre o Ideb, o secretário de Educação respondeu que o Ideb serve como um parâmetro da escola com ela própria, sobre o desenvolvimento pedagógico da unidade escolar.
O grupo de pesquisadores mostrou-se bastante interessado nas políticas públicas adotadas pelo município de Ubatuba como o investimento na primeira formação acadêmica do professor e na formação continuada deste, uma vez que Ubatuba possui há vários anos uma parceria com universidades na qual são ofertadas bolsas de 50% aos professores da rede para realização do curso de Pedagogia.
Outro destaque para os pesquisadores foi a estrutura física que várias escolas da rede municipal apresentam com quadras poli-esportivas, em especial nas escolas dos bairros como Picinguaba, Taquaral, Perequê-Mirim, e Sertão da Quina, dentre outras unidades escolares. No bairro do Sertão da Quina, bem como no Perequê-Açu, além das quadras as escolas também possuem piscina, onde alunos e comunidade podem aprender a nadar.
Professores coordenadores e equipe multidisciplinar
Outra boa surpresa para os pesquisadores de Osaka é a presença de professores coordenadores e de uma equipe multidisciplinar com psicólogas, fonoaudióloga e psicopedagogas, já que no Japão, segundo o professor Isamu Suzuki, essa estrutura ainda não é utilizada.
Os pesquisadores estão em Ubatuba desde a última sexta-feira, 25, e visitaram as escolas municipais Olga Ribas de Andrade Gil, no centro, José Belarmino Sobrinho, no Poruba, e a escola da Aldeia Boa Vista, no Promirim. A visita desta equipe à Ubatuba está prevista para durar por volta de uma semana. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)