Frangos apreendidos sendo descartados - foto Adriane Ciluzzo
A Superintendência de Proteção à Saúde de Ubatuba, por meio da Vigilância Sanitária inutilizou, na tarde desta quinta-feira, 23, 1.550 frangos, totalizando um peso de cerca de 1,5 toneladas, que foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal, que seriam comercializados ilegalmente no município. O material estava sendo transportado em uma caminhonete, vinda da cidade de Gonçalves, em Minas Gerais.
O fiscal de Saúde Pública, Antenor Benetti, afirma que, embora o produto estivesse em caixa com gelo, não havia nenhum registro que comprovasse a procedência e a responsabilidade por ele. “Os produtos de gênero alimentício precisam conter na embalagem o registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF), além de informações que mostrem como e onde foi abatido.”

Benetti explica ainda que o frango precisou ser inutilizado, por representar risco à saúde pública. “Se é um produto que não pode ser vendido, também não poderia ser doado. Eles foram inutilizados com desinfetantes e corantes e depois encaminhados para a plataforma de transbordo de lixo. O fiscal aproveitou para fazer um alerta: “Muitos vendedores clandestinos costumam vir para cá, oferecendo produtos como iogurtes, queijos e carnes. O consumidor precisa estar ciente que um produto barato pode representar um sério problema de saúde pública. É preciso ficar claro que não queremos prejudicar o trabalho de ninguém, mas é nosso dever zelar pelo bem da população.”
A Vigilância Sanitária aceita denúncias, pelo telefone 3832-6810. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Após a apreensão frangos são marcados por corante para garantir que não sejam consumidos - foto Adriane Ciluzzo