Uma exposição que retrata um pouco da história da Folia do Divino em Ubatuba está aberta para os visitantes no Sobradão do Porto. Fotos, objetos, instrumentos musicais, bandeiras, mastros e outros, fazem parte da mostra. O que mais chama a atenção é a réplica do Império do Divino, que antes exposto na Igreja Matriz, neste ano foi montada estrategicamente no Casarão da Fundart. A exposição conta com a parceria da Paróquia Exaltação à Santa Cruz e prossegue até o dia 26.
Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, o poder público tem uma grande responsabilidade na preservação de manifestações culturais como esta. “Cumpre à Fundart a manutenção dessa importante manifestação histórica, popular e religiosa do nosso patrimônio imaterial”, destacou.
Romaria
Cumprindo uma tradição centenária, o grupo de Folia do Divino de Ubatuba, inicia neste mês, uma romaria que percorrerá os mais diversos bairros da cidade. Em três meses, o grupo caiçara cumprirá um itinerário que contempla capelas e residências espalhadas pelo município, com cinco componentes: Jorge e Neco, na viola e voz, Pedrinho, na voz e caixa; Marinho com a rabeca e Laureana com o “tripé”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)