Mercado de peixe - Ubatuba - foto Adriane Ciluzzo
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) está realizando inscrições de pescadores que queiram, juntamente com seus familiares, comercializar seus pescados no Mercado Municipal de Peixes. Até o momento, apenas 49 pessoas se cadastraram. Os interessados devem comparecer à Smapa, em horário comercial, até o próximo dia 14.
Para se cadastrar, o pescador deve possuir até duas embarcações motorizadas de, no máximo, 12 metros ou canoas. É preciso comprovar residência em Ubatuba e estar disposto a participar das capacitações que serão oferecidas pela prefeitura. Os documentos necessários são as cópias de: carteira de pescador (Seap/PR), da licença de pesca, RG, CPF, título de eleitor do município, carteira de saúde ou atestado de saúde ocupacional, além de uma foto 3X4. É preciso ter em mãos os documentos originais para conferência.
A possibilidade para que todos os pequenos pescadores possam, igualmente, utilizar o Mercado foi conquistada através de um decreto do Executivo. Antes, somente pessoas vinculadas à Associação dos Pescadores de Ubatuba podiam comercializar no local. A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que esta é uma grande conquista para os produtores. “Espero que não percam essa ótima oportunidade de ter um espaço para comercializar seu produto e poder gerar emprego para sua família. Nesse novo modelo, enquanto o pescador está no mar, a esposa e os filhos podem estar vendendo o pescado.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)