Uma recente pesquisa informal realizada através do site da Associação Comercial de Ubatuba (www.aciubatuba.com.br) apontou que o item que o consumidor mais leva em consideração na hora de fazer compras é o atendimento.
Das 142 pessoas que votaram no site, 83 apontaram que o atendimento é o fator que mais contribui na hora da venda. Já em segundo lugar com 30 votos, o preço seria o mais importante, seguido pelo produto com 23 votos e por último a loja ou estabelecimento com 6 votos.
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Correa Filho disse que hoje em dia bom preço e qualidade dos produtos e serviços são complementares e se a empresa não tiver esses dois itens, o consumidor nem dá atenção a ela. “O que interessa de verdade é ser bem atendido, receber toda a atenção e informação possível”, afirma.
Alfredo explicou que já esperava por este resultado, pois segundo ele, atendimento é quase tudo para poder realizar qualquer tipo de venda. “Recentemente assisti a uma palestra do professor Marins que contém os seguintes dados: 42% das vendas está no atendimento e 37% na qualidade dos produtos, sobrando assim muito pouco para os outro itens como ambiente, vitrine e etc. Ou seja, não me surpreende o fato de mais uma pesquisa apontar nesta direção, por isso temos que investir alto em capacitação, tanto dos funcionários, quanto dos proprietários”, justificou o presidente.
A Associação Comercial de Ubatuba informa que já está em contato com o Sebrae para trazer mais cursos e palestras voltadas ao atendimento ao cliente.