Conferência regional de pesca e aquicultura em Ubatuba
Ubatuba sediou, nesta segunda-feira, 6, uma Pré-Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca, que reuniu cerca de 100 pescadores e aquicultores das cidades de Pindamonhangaba, Natividade da Serra, Paraibuna e Ubatuba. Comandando a reunião, estava a superintendente de Pesca e Maricultura do Estado, Leinad Ayer, que aproveitou a ocasião para anunciar a criação do Ministério de Aquicultura e Pesca.
O evento teve o objetivo de preparar propostas para a 3ª Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca, que tem como tema: “Consolidação das políticas de Estado para o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca”, que acontecerá na cidade de Praia Grande, nos dias 14 e 15 de julho, que por sua vez, será uma preparação para a conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de outubro.
Durante a pré-conferência, foram eleitos os 22 delegados que irão representar a região na 3ª Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca. A ocasião também foi aproveitada para esclarecer todas as questões referentes à administração do Mercado de Peixes, que passou a ser da prefeitura.
Entre as principais propostas feitas pelos pescadores, estão: a descentralização da comercialização, ativação da bomba de óleo na Ilha dos Pescadores, confecção de carteirinhas para os pescadores, regularização dos cultivos, construção de mercados de peixe nas diversas praias de Ubatuba, instalação de escritório regional do Ministério da Pesca e Aquicultura em Ubatuba, entre outras.
A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que o uso dos boxes no Mercado de Peixes será feito de forma compartilhada. “Todos foram esclarecidos sobre os procedimentos adotados pela prefeitura. Houve o entendimento de que todos os pequenos pescadores ubatubenses têm direito à ocupação e uso do mercado. Após o cadastramento de todos os produtores interessados em comercializar no mercado, nós iremos avaliar a forma de ocupação, em conjunto com os cadastrados.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Conferência de Pesca reuniu cerca de 100 pescadores