Moradores em reunião com o secretário de cidadania
A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, concretizou mais uma importante conquista para o município: a regularização fundiária e conseqüente implantação de água e luz no bairro Vale do Sol, na região oeste de Ubatuba.
Na última quarta-feira, 30, o secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, esteve reunido com a comunidade do bairro na Escola Mário Covas, quando apresentou aos moradores o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pelo prefeito Eduardo Cesar e pelo Ministério Público.
Além do documento, o secretário apresentou o projeto feito para o bairro, que também contempla uma área para esportes e lazer e um centro comunitário, que deverão atender não somente os moradores do Vale do sol, como de bairros adjacentes. Os vereadores Adilson Lopes e Claudinei Xavier também participaram da reunião.
Muitas melhorias
O TAC prevê a regularização fundiária do bairro Vale do Sol e a ligação da rede de água, luz e esgoto. “Mais da metade dos moradores do Vale do Sol sofrem por não possuírem estes benefícios, que na verdade são de primeira necessidade. Depois de muito empenho conseguimos oficializar mais esta regularização, que possibilita que muitas outras melhorias sejam conquistadas para o bairro”, explica o secretário, Claudinei Salgado.
No TAC também consta a relocação das famílias que residem a menos de 15 metros do rio para novas moradias, no próprio bairro. Outra boa notícia, de acordo com o secretário, é que a área existente para a relocação destas pessoas é maior do que a necessária para atender o bairro e que portanto poderá receber famílias que residem em áreas de risco e de preservação permanentes, vindas de outros bairros de Ubatuba.
Mais uma vitória
O primeiro passo para alcançar a regularização foi o congelamento. O bairro Vale do Sol foi congelado em 2007, uma medida implantada pela prefeitura para conter o crescimento desordenado e viabilizar melhor infraestrutura para os que já residem no bairro. Na ocasião, foi realizado o levantamento topográfico do local e a contagem do número de famílias que ali residem, a fim de poder ser realizado um trabalho que possibilitasse a regularização fundiária e urbanística e a entrega da posse da terra aos moradores.
“Os moradores do bairro ficaram muito felizes com a notícia. E nós também ficamos bastante satisfeitos por ver que depois de tanto trabalho, obtivemos mais esta vitória para o Vale do Sol e para todo o município”, concluiu Claudinei Salgado. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)