Ciclista que andava na contramão teve sua bicicleta apreendida
Os ciclistas que tiveram suas bicicletas apreendidas pela Guarda Municipal por transitar na contramão devem retirá-las até o final deste mês. Após esta data, as bicicletas apreendidas há mais de 90 dias e que ainda permanecem no pátio serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade.
A iniciativa de apreender as bicicletas de quem transita na contramão, principalmente das ciclofaixas, faz parte de uma campanha de conscientização que a Prefeitura de Ubatuba, através da Coordenadoria de Trânsito, em parceria com a Guarda Municipal, está realizando a fim de diminuir os acidentes envolvendo ciclistas. Desde o início do ano, cerca de 400 bicicletas já foram apreendidas.
De acordo com o coordenador municipal de Trânsito, Arnaldo de Carvalho Junior, desde que foram iniciadas as apreensões e orientações, em dezembro do ano passado, o número de acidentes envolvendo ciclistas já reduziu em mais de 90%. “Nossa única intenção com esta medida é coibir os acidentes e os abusos praticados por ciclistas irresponsáveis. Manteremos estas ações enquanto for necessário”, explica o coordenador de trânsito.
As ações de orientação e apreensão acontecem, no mínimo, três vezes por semana, nas ciclofaixas da Avenida Professor Thomas Galhardo e da Rua Conceição, ambas no centro da cidade. Só nesta semana, a Guarda Municipal já apreendeu mais oito bicicletas que estavam na contramão.
Como retirar a bicicleta apreendida
O ciclista que teve sua bicicleta apreendida pode recuperá-la encaminhando-se ao pátio da Coordenadoria de Trânsito, localizado na Rua Cunhambebe, 206. O ciclista deve pagar uma multa no valor de R$ 10,47 e apresentar algum documento que comprove a propriedade da bicicleta. “Pedimos a apresentação da nota fiscal ou recibo para que as bicicletas não sejam retiradas por quem não é o proprietário real. Desta forma, também coibimos os roubos de bicicletas na cidade”, acrescenta Arnaldo de Carvalho Junior.
Somente serão doadas ao Fundo Social as bicicletas que foram apreendidas há mais de 90 dias. Mais informações pelo telefone 3832-6604. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU )