A Santa Casa de Ubatuba vem desenvolvendo um trabalho de gerenciamento de resíduos que visa promover a reciclagem e a sustentabilidade no hospital, além da destinação adequada dos materiais. Cada resíduo tem um tratamento diferenciado, de acordo com sua natureza, seja infectante, reciclável, radioativo ou orgânico. A verba adquirida com a venda dos materiais recicláveis é revertida para o próprio projeto, com a compra de lixeiras específicas para lixo reciclável e infectante e sacos coloridos para a separação do lixo.
Na cantina e no refeitório, foram colocadas lixeiras coloridas, para incentivar funcionários e usuários a separarem o lixo. Fora isso, plástico, cobre, vidro, papel e papelão provenientes de todos os setores do hospital estão sendo vendidos e revertidos em renda. O óleo usado também é reaproveitado, em doações para a Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba (Sapo-Uba), que transforma o óleo em sabão. Até mesmo o filme e a prata utilizados no Raio-X estão sendo encaminhados para reciclagem.
Atualmente, a Comissão de Gerenciamento de Resíduos está realizando uma pesquisa de qualificação e quantificação do lixo gerado pela Santa Casa para estudar a quantidade de resíduos produzida pelo hospital em cada setor e a melhor destinação desse material. Todo esse processo faz parte de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, que conta com diversas etapas.
Segundo a diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, em seis meses de empenho, muitos resultados foram obtidos e o gerenciamento de resíduos da Santa Casa está se tornando cada vez mais eficiente e sustentável. “Estamos percebendo o empenho dos funcionários em fazer o plano dar certo, tanto por uma questão ambiental, quanto pelos requisitos legais que precisamos cumprir. O interessante é que a venda dos materiais gera o recurso necessário para fazermos com que o programa de reciclagem continue funcionando. Não precisamos retirar recursos de outras áreas para suprir essa demanda.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)