O bairro do Puruba, na região norte de Ubatuba, recebeu, no último sábado, dia 20, uma ação ambiental que mobilizou comunidade, professores, alunos da Escola Municipal José Belarmino Sobrinho e prefeitura. O objetivo era a retirada da maior quantidade possível de lixo das margens do Rio Quiririm.
Os participantes foram estimulados a plantar mudas de árvores nativas, doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de ouvirem orientações dos militares quanto a pesca predatória e a importância de dar um destino certo ao lixo. A ação também abordou alguns pescadores, que foram orientados a recolher seus lixos e preservar a mata ciliar. Ao final das atividades, as crianças, que participaram ativamente cooperando com os adultos, fizeram painéis com desenhos sobre o tema “preservação do meio ambiente”. Os painéis foram expostos na Escola do Puruba, uma oportunidade para iniciar nas crianças o hábito de cuidar da natureza e do meio ambiente em que vivem.
Segundo Celí Antônio, integrante da Associação da Praia do Puruba, a ação ambiental foi necessária para ressaltar a importância de cuidar do bairro e de união para a conquista de melhorias para todos. “A participação dos moradores do Puruba e também das crianças dos bairros Cambucá e Sertão do Puruba foi fundamental para o sucesso do mutirão de limpeza. Realizamos uma caminhada pela praia e pela estrada até o ponto de ônibus e também foi feito um percurso com barcos pelo rio. A quantidade de lixo recolhido foi grande, aproximadamente 20 sacos de lixo”, afirmou Celí.
O administrador da Administração Regional Norte, José Roberto Junior falou sobre conscientização: “acredito que a conscientização é a ferramenta principal para a preservação do Rio Quiririm, por isso a importância de envolver a comunidade e as crianças da escola”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)