Pequenas mudanças de hábitos fazem a diferença quando o assunto é sustentabilidade - Foto Roberta Nosé
Nesta semana a Secretaria Municipal de Educação promoveu três capacitações para professores e funcionários. A primeira foi para os auxiliares de secretaria e secretários de escolas, que passaram toda uma tarde com os supervisores Rose Salete de Oliveira e Paulo Celso de Oliveira Coelho. O assunto principal desta reciclagem foram as novas práticas burocráticas no preenchimento de documentos após a mudança do ensino fundamental para nove anos.
Já na quarta-feira, 24, o dia foi dedicado às palestras e capacitações. No período da manhã, a professora de educação física e especialista em psicomotricidade, Josenei Cipriano, falou aos professores do 1° ano do ensino fundamental sobre a importância de estimular o movimento nas crianças dessa faixa etária e explicou sobre o âmbito neurológico da psicomotricidade nas crianças.
Ubatuba Sustentável
Dentro do Plano Ubatuba Sustentável que está sendo implantado pela Prefeitura de Ubatuba, ainda na quarta-feira, 24, o arquiteto Marcelo Bueno, do IPEMA – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, palestrou para os funcionários do prédio da Secretaria de Educação sobre sustentabilidade.
O arquiteto explicou como pequenas mudanças de hábitos, como utilizar canecas ou copos de vidro, desligar monitores quando não estiverem sendo utilizados e trocar as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas compactas econômicas, podem gerar consciência ambiental e ao mesmo economia de energia e de materiais descartáveis.
A palestra durou aproximadamente duas horas e questões como economia de água e descarte de materiais tóxicos como pilhas e baterias de celulares foram discutidas com os funcionários que compartilharam com o palestrante suas experiências sobre as ações que vem trabalhando a sustentabilidade dentro da secretaria. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)