Os empresários ubatubenses ligados ao ramo turístico já podem aderir ao Projeto “Circuito Litoral Norte”, apresentado em Ubatuba pelo Sebrae, na última segunda, 22. Os interessados podem adquirir o formulário diretamente na Secretaria de Turismo, ou solicitá-lo via e-mail, através do endereço eletrônico seturubatuba@hotmail.com.
O projeto, apresentando pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, visa transformar a cadeia produtiva do turismo, buscando alternativas para o aumento do fluxo de turistas na região, principalmente na baixa temporada. As demais cidades do Litoral Norte também estão inseridas no projeto.
Após o cadastro, o Sebrae entra em contato com o empresário, realiza um diagnóstico do trabalho praticado pelo mesmo e oferece consultoria e qualificação gratuitas, sempre no intuito de promover uma melhor prestação de serviço e conseqüente melhora no movimento de turistas na empresa.
O cadastro das empresas ligadas ao turismo (hotéis, pousadas, restaurantes, prestadores de serviço, etc) é muito importante para que o Sebrae possa ter um panorama completo e real dos serviços turísticos oferecidos por cada município e, a partir daí, construir diretrizes, roteiros e ações para fortalecer os empreendimentos e aumentar em 30 % o fluxo e em 50% a permanência de turistas nas quatro cidades da região.
Duração de três anos
De acordo com o Sebrae, o projeto terá a duração de três anos e contempla ações diversas, como a formatação de produtos turísticos, culturais e artesanais, sensibilização e envolvimento da comunidade, estruturação de serviços de recepção ao turista, capacitação técnica e gerencial, plano de promoção e comercialização, gestão e qualidade de atividade turística.
O projeto deve atuar em diversas frentes, junto aos gestores de propriedades públicas e privadas com recursos turísticos naturais, culturais e atrativos em geral. Na prática, o projeto atua na adequação de propriedades para recepção ao turista, formatação de roteiros, capacitação de gestores e profissionais do setor, consultorias e diagnósticos individualizados.
O secretário de Turismo de Ubatuba, Bittencurt Jr, afirma que quanto maior a adesão, maior a chance de obtenção de sucesso na iniciativa. “Convidamos todos os empresários a aderir ao projeto do Sebrae. O cadastro é gratuito e certamente vai beneficiar todo o trade turístico e todo o município, em longo prazo, gerando emprego e renda para o trabalhador ubatubense”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)