Professores da rede municipal criando obras sob a influência cubista – Foto Roberta Nosé
Na manhã de quinta-feira, 18, professores de artes da rede municipal de Educação de Ubatuba, reuniram-se no salão da secretaria municipal de Educação para discutir assuntos relevantes à sua área de atuação. Para os professores de artes de Ubatuba este momento de reunião representou um espaço reservado para o desenvolvimento da reflexão sobre as condições de trabalho específico com as artes nas salas de aula, e como melhorar a forma de estimular os alunos para despertá-los o interesse nas artes.
Para responder algumas destas questões os professores deram testemunhos sobre suas práticas em sala de aula, dividindo com os colegas as soluções encontradas para deixar as aulas ainda mais interessantes, como a introdução da tecnologia ao utilizarem equipamentos de projeção de imagens, como o datashow, para apresentar obras de arte aos alunos.
Referências artísticas
A obra de Fernand Lerger, artista plástico da escola cubista e a sua influência sobre as pinturas e desenhos de Tarsila do Amaral, e as obras de vanguarda de Lígia Clark, foram tema de um rápido estudo sobre as artes plásticas e como apresentá-la aos alunos.
Os professores também concordaram entre si que é necessário estarem mais próximos à exposições de artes, museus e à produção cultural contemporânea, além de produzirem suas próprias peças ou telas, para não perderem o contato com a arte.
Em um primeiro movimento para contribuir com essa necessidade de participarem mais efetivamente do cenário cultural e artístico atual, a secretaria municipal de Educação estará disponibilizando uma van com quinze lugares para os professores de artes do município visitarem a FLIP – Feira Literária Internacional de Paraty, no início do mês de julho.
Para finalizar o encontro os professores promoveram uma atividade em meio a caixas, papéis, tintas e colas, a fim de criarem obras com esses materiais, sob a influência do artista plástico Fernand Lerger. Um novo encontro entre os profissionais de artes da rede está marcado para acontecer em agosto, no salão da Secretaria de Educação. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)