Prefeito de Ubatuba, diretor do IML, delegado de Ubatuba e médicos legistas em vistoria no imóvel que abrigará o IML de Ubatuba
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido com o delegado titular de Ubatuba, Fausto Moro Cardoso e com representantes da Polícia Científica para apresentar uma solução para a questão que envolve o posto municipal do Instituto Médico Legal (IML), órgão da Polícia Técnico-Científica, ligada à Secretaria da Segurança Pública do Estado.
Após denúncia do Conselho Municipal da Condição Feminina de Caraguatatuba, o diretor do IML, Hideaki Kawata, e sua equipe estiveram tanto em Caraguá quanto em Ubatuba para verificar a situação dos postos e constatou que ambos deveriam ser fechados.
No entanto, para evitar que o município fique sem um posto do IML e que as pessoas que necessitem de exames como corpo de delito após acidentes de trânsito, de trabalho e agressões tenham que se locomover grandes distâncias para serem atendidas, o prefeito Eduardo Cesar já apresentou um novo local para abrigar o IML.
Condições dignas
“Estamos preocupados com a questão, por isso entramos em contato com os delegados e as Câmaras Municipais para buscar uma alternativa, um espaço que ofereça condições dignas para quem precisa dos serviços do IML. Desta forma, além de não fecharmos o posto municipal, o mesmo passará a funcionar em condições muito melhores”, disse o prefeito de Ubatuba.
De acordo com o prefeito Eduardo Cesar, a mudança deve acontecer dentro de um prazo de 30 dias e o local que abrigará o novo IML é um imóvel localizado na Rua Gastão Madeira, no centro. “O Governo do Estado realizou uma vistoria no local e gostou muito das instalações, autorizando a continuidade do funcionamento”, disse o prefeito.
Durante a vistoria, estavam presentes três dos quatro médicos legistas de Ubatuba, sendo que um deles é o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cortes, que na ocasião estava em compromisso fora do município.
Rapidez
“Antes de termos o posto do IML em Ubatuba, há cerca de 20 anos, era muito complicado e as pessoas tinham que se deslocar para as cidades vizinhas. Se perdêssemos este posto, estaríamos retrocedendo, pois quando a pessoa precisa de um atendimento do IML, ela tem pressa e se locomover a outro município é demorado e custoso, ainda mais em época de temporada. Mas o prefeito está realmente de parabéns por ter conseguido esta estrutura e a presteza com que ele agiu evitou que perdêssemos este serviço. Com isso a cidade teve uma economia muito grande, graças à rapidez com que o prefeito Eduardo Cesar conseguir passar por mais este infortúnio”, avaliou o médico e presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Ricardo Cortes. O posto do IML em Ubatuba funciona atualmente em prédio anexo à Delegacia. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)