Marcelo Skaf no Cine Roxy - foto Nirley Sena / A Tribuna de Santos
O Atol das Rocas é uma ilha cheia de beleza e desconhecida pela maioria dos brasileiros. Quem compareceu na manhã desta quarta-feira (17/06) no Cine Roxy, em Santos (SP), pôde conferir de »perto» as maravilhas deste lugar com a exibição do documentário »O Atol Esquecido».
Desde o dia 15, a »Mostra Vida Marinha de documentários sobre o mar», vem apresentando os quatro melhores trabalhos do mergulhador e cinegrafista submarino Lawrence Wahba, sempre às 10 horas e com entrada gratuita.
O filme surpreendeu os espectadores, mostrando um paraíso de águas transparentes e a riqueza da vida marinha. Partindo de Natal (RN), a equipe de biólogos e oceanógrafos comandada por Lawrence Wahba, viajou 260 km, em direção ao único Atol do oceano Atlântico Sul e uma das reservas biológicas mais importantes do país
A equipe observou que nem só de vida marinha o ambiente é rico. O Atol das Rocas, declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO, em 13 de dezembro de 2001, abriga milhares de aves, que utilizam o lugar para reprodução.
O filme traz imagens surpreendentes e uma diversidade de animais marinhos desfila diante das câmeras. Cardumes de tubarões, polvos, arraias, tartarugas foram registrados pela equipe. Outro flagra emocionante foi a luta de uma tartaruga para depositar seus ovos, enterrá-los e lutar contra o cansaço para conseguir voltar ao mar antes que a força do sol a desgaste completamente.
O Atol das Rocas é composto por duas ilhas de areia, uma lagoa interna, piscinas de maré esculpidas em um recife, canais e uma pequena baía. Os animais aquáticos que vivem nos arredores do atol, muitas vezes ficam encalhados nas rochas, devido à constante baixa da maré. A luta de um polvo para conseguir voltar para alto mar foi outro momento surpreendente.
Para gravar cenas como essas, a equipe teve que passar vários dias acampando na ilha que, apesar de linda, oferece restrições quanto a sobrevivência básica: a água doce é racionada e a alimentação é simples.
Após a exibição do documentário, quem conversou com público foi Marcelo Skaf, consultor ambiental, oceanógrafo e fotógrafo submarino. Skaf foi chefe do Parque Nacional Marinho de Abrolhos e é um dos fundadores do Instituto Baleia Jubarte, organização que luta pela conservação das baleias.
O palestrante, que acompanha Lawrence em expedições desde 1993, levantou diversas questões que dizem respeito a importância de se ter uma área marinha protegida. Para ele três fatores são essenciais: »Em primeiro lugar, deve-se haver a conservação do ambiente, para que tenha reprodução de espécies e seja mantida a biodiversidade, não só de peixes como de aves. Em seguida, vem a questão socioeconômica, esses peixes podem ser pescados para ajudar a renda das famílias. O turismo ordenado é uma ferramenta de conservação também».
Skaf não acredita na conservação da natureza sem a socioeconomia. A pesca e o turismo devem ser monitorados e feitos com freqüência moderada, ajudando na preservação e no desenvolvimento. Como exemplo, ele citou Foz do Iguaçu, como parque exemplo e um modelo de gestão ambiental. Graças ao investimento de 40 milhões de reais da iniciativa privada.
Quanto a preservação da natureza, o consultor ambiental ressalta que a ajuda deve vir de todos os lados. »Os doutores nos laboratórios, os políticos com a legislação, os mergulhadores no mar e, a sociedade em casa, todos trabalhando juntos pelo meio ambiente», ensina.
A mostra foi marcada pela presença de pessoas de todas as idades. Marlene Ramirez de 66 anos levou o neto Lucas, de cinco, para assistir o filme. »Ele adora peixes, aquários, tudo que esteja relacionado ao mar, e está adorando a mostra. A linguagem de documentários é atrativa mesmo para crianças», comenta a avó.
Já o estudante de Oceanografia André de Souza, foi atraído especialmente pelo tema de hoje, já que tem uma admiração pelo Atol das Rocas e sonha conhecer o lugar pessoalmente. »É raro ter esse assunto divulgado para o grande público, quem não estuda isso na faculdade, pode estar perdendo uma oportunidade única». Para chegar até lá é preciso de uma autorização especial do Instituto Chico Mendes.
A »Mostra Vida Marinha de documentários sobre o mar» faz a sua última apresentação nesta quinta-feira. O documentário »A Ilha dos Golfinhos», foi premiado com Palma de Bronze no Festival de Imagens Submarinas, em Antibes, na França.
O trabalho retrata a complexa sociedade dos golfinhos rotadores e a importância dos seus incríveis saltos. A palestra »Pelos Mares do Mundo» será ministrada por Lawrence Wahba, o produtor dos quatro documentários exibidos durante a mostra.
Meeting - A »Mostra VIDA MARINHA de documentários sobre o mar» faz parte da Semana Vida Marinha que acontece pela segunda vez na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. Nos dias 18 e 19 de junho acontece o Meeting »VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares», no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais, no Porto de Santos.
Com iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e realização da Una Marketing de Eventos, com patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar, o Meeting »VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares» tem como objetivo alertar o público para a conservação dos oceanos e reunir especialistas no assunto.
O Meeting »VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares» é uma iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e realização Una Marketing de Eventos. Com patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar. Apoio: MedMar, Concais, Mar Sub, Cine Roxy-Santos e Santos Film Commission.
Mostra VIDA MARINHA de documentários sobre o mar - Ciclo de 4 Documentários de Lawrence Wahba seguidos de palestras com o mergulhador e integrantes da sua equipe
Local: Cine Roxy
Endereço: Avenida Ana Costa, 443, Gonzaga - Santos (SP).
Datas: de 15 a 18 de junho de 2009
Horário: Os filmes serão exibidos às 10h, e as palestras acontecem às 11h
Ingresso: Gratuito, sujeito à lotação da sala
Informações: (13) 3224-2211 - Una Eventos /
www.tvtribuna.com/vidamarinha
Dia 18, quinta-feira: Documentário »A Ilha dos Golfinhos». Palestra com Lawrence Wahba
Por Anna Gabriela Ribeiro - Mtb 56039 - Fama assessoria
(13) 9736-8146