Exposição Dias de Caiçara
Teve início, na última segunda feira, 8, a exposição multimídia do livro “Dias de Caiçara - Paraty, Ubatuba, São Sebastião. Com belas fotos e textos informativos, a exposição traz detalhes da vida de pessoas que vivem perto do mar. A exposição permanece no Sobradão do Porto até o próximo dia 30. Para quem tiver interesse em apreciar a exposição, o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h e domingo e feriados das 18h às 22h.
Já no dia 19, às 20h, acontece o lançamento de um CD duplo e um documentário com o mesmo nome, que contam o cotidiano dos caiçaras, traduzido por meio de suas músicas antigas e recentes.
Segundo o diretor geral do projeto, Vito D’alessio, “para o caiçara, a música vem sendo a chave de um ritual que abre as portas de tudo que é sagrado, durante séculos. Não falo apenas de religião e sim das coisas delicadas que regem o universo tradicional caiçara, falo de fé, da expectativa dos encontros, de esperança, enfim, um ato de celebração à sobrevivência.”
O projeto, realizado pela empresa de produção cultural multimídia Dialeto Latin American Documentary, tem a direção geral de Vito D’Alessio, direção musical de Luis Perequê e direção artística de Luis Scarabel Jr. O patrocínio é da empresa Swiss International Air Lines e conta com o apoio do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo e Fomento à Cultura. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU/Dialeto)