O prefeito de Ubatuba, tem se empenhado no sentido de formalizar o Projeto de Lei do Executivo que reconhece oficialmente o título de cidades-irmãs atribuído a Ubatuba e Jeffreys Bay, na África do Sul. O projeto já foi aprovado nas duas Casas de Lei envolvidas.
Jeffreys Bay, que faz parte do condado de Kouga, é mundialmente conhecida entre os surfistas como o local que possui uma das mais perfeitas ondas do mundo.
Esta característica, entre outras, fez com que surgisse o interesse de Ubatuba, que é oficialmente a Capital do Surfe do Estado de São Paulo, a manter um relacionamento diplomático de amizade e troca de experiências entre as cidades.
A idéia surgiu durante uma viagem a Jeffreys Bay, realizada pelo casal Marcus Alexandre e Rogéria Osório, ambos componentes da direção da Santa Casa de Ubatuba.
A fim de estreitar as relações, uma comitiva sul-africana chega a Ubatuba no dia 14 de julho, quando será recebida pelo prefeito Eduardo Cesar. A comitiva será formada pelo prefeito de Kouga, Robert Deniss e mais alguns representantes da prefeitura do condado sul-africano.
A comitiva permanece em Ubatuba durante sete dias, tempo em que pretende conhecer as instalações da prefeitura, da Câmara Municipal, pontos turísticos e estabelecer contato com investidores, empresariado e pessoas ligadas a setores como cultura, turismo, agricultura, pesca, desenvolvimento social, entre outros assuntos.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a visita dos sul-africanos assinala uma boa perspectiva para Ubatuba. “Será uma honra para nós receber o prefeito de Jeffreys Bay, este lugar tão bonito e famoso no mundo todo. Acredito que a vinda desta comitiva signifique que estamos com boas perspectivas de mantermos uma relação intergovernamental que favoreça ambas as partes”, disse o prefeito. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)