Em exercício do batalhão do exército prefeito chega à prefeitura escoltado por militares - foto Adriane Ciluzzo
O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, participou de um treinamento do Exército, na manhã desta terça-feira. O objetivo era simular a segurança e escolta de autoridades, que geralmente é feita com chefes de estado, ministros, governadores. No caso do treinamento em Ubatuba, foi feita a simulação do embarque do prefeito, com escolta do gabinete ao Aeroporto, bem como a volta do prefeito ao gabinete em segurança.
No dia anterior, 1º, o General Moura, comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, esteve no gabinete do prefeito, para comunicar a ação. Durante o treinamento, foram mobilizados 50 homens, que ficaram divididos entre o Paço Municipal, o trânsito e o Aeroporto, sob o comando do tenente Gideão. Em frente ao Aeroporto, foi feita a simulação de um protesto, em que a missão era impedir que os manifestantes chegassem perto do carro da autoridade. O trânsito foi bloqueado durante a operação, que durou menos de meia hora.
O prefeito Eduardo César afirmou ter ficado impressionado com o preparo dos homens e a eficiência da ação. “Apesar de ser apenas um treinamento, pudemos perceber que cada um tem seu papel, que é fundamental para o sucesso da operação. Fico muito feliz que este treinamento esteja sendo feito em Ubatuba, porque desperta a atenção e o interesse, principalmente dos jovens para esta, que é uma profissão importante e bonita.”
Exercícios de Garantia da Lei e da Ordem
A 11ª Brigada de Infantaria Leve, que chegou a Ubatuba nesta segunda-feira, 1º, ficará no município até o dia 10, praticando diversos Exercícios de Garantia da Lei e da Ordem. Estão previstas missões que simulam patrulhamento ostensivo de ruas e logradouros, abordagem de elementos suspeitos, pontos de bloqueio e controle de veículos, segurança de pontos sensíveis, reintegração de posse, busca e apreensão, escolta de autoridades e comboios, entre outras. As brigadas realizarão ainda, Ações Cívicas Sociais, conhecidas no meio militar como “Aciso”, nas respectivas áreas de responsabilidade, além de desfiles militares e palestras sobre o Exército Brasileiro.
Este exercício, denominado Operação Massaguaçu, está sendo realizado em 11 cidades do interior paulista: Caraguatatuba, Jambeiro, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, Salesópolis, Santa Branca, São Luis do Paraitinga, São Sebastião, Ubatuba e Bertioga. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Eduardo Cesar chega ao gabinete escoltado por militares durante exercício - foto Adriane Ciluzzo