Foto aérea das praias do norte - Ubatuba - foto René Nakaya
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Fundação SOS Mata Atlântica, Ubatuba foi apontada como campeã de preservação da Mata Atlântica em todo o Brasil. Com 85% de área preservada, empatada com Ilhabela, Ubatuba foi o município que mais preservou sua área de Mata Atlântica entre 2005 a 2008.
Os números foram divulgados no relatório “Atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica”, fruto de um convênio firmado em 1989 entre a Fundação SOS Mata Atlântica, uma organização não governamental e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Desde então, as duas organizações trabalham juntas com o objetivo de determinar a distribuição espacial dos remanescentes florestais e ecossistemas associados da Mata Atlântica, monitorar as alterações da cobertura
vegetal e produzir informações atualizadas sobre este bioma.
Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, este resultado é fruto da união entre os poderes e a comunidade. “A preservação da nossa Mata Atlântica é essencial tanto para o meio ambiente como para o turismo. Acredito que a união entre o Poder Executivo, o Poder Judiciário, o Ministério Público, associações de bairro e comunidade como um todo é a chave para mantermos esta estatística que tanto nos orgulha”, diz Cristiane.
A Mata Atlântica é um complexo e exuberante conjunto de ecossistemas de grande importância por abrigar uma parcela significativa da diversidade biológica do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente no meio científico.
Distribuída ao longo da costa atlântica do país, a Mata Atlântica abrangia originalmente 1.315.460 km² no território brasileiro. Na atual edição da pesquisa (2005-2008), a área total avaliada foi de 122.475.103 hectares. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.sosma.org.br. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Foto aérea de Ubatuba