Brincando de roda com os monitores - foto Adriane Ciluzzo
Mais de 1.500 crianças comemoram o Dia Internacional do Brincar em Ubatuba, nesta quinta-feira, 28. O evento, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba e a Casa do Brinquedo, movimentou a Praça 13 de Maio durante todo o dia, no centro da cidade.
As crianças que estiveram no espaço puderam se divertir com brincadeiras antigas como jogo da velha, caça ao tesouro, queimada e brincadeiras de roda. Outras preferiram aprender a produzir seus próprios brinquedos com material reciclado, como peão e peteca confeccionados com garrafa pet no espaço montado pela empresa Sanepav.
Os brinquedistas da Casa do Brinquedo estavam fantasiados e interagiram com as crianças através de personagens como Chapeuzinho Vermelho, Batman, Robin, Homem Aranha, Peter Pan, Emília, Boneca de Lata, Mago, entre outros. Para que preferiu ler foi montado também o cantinho da leitura, onde eram oferecidos diversos clássicos da literatura infantil.
Na árvore dos desejos as crianças depositavam seus pedidos. Além de todas as brincadeiras, ainda foi oferecido para a criançada pipoca e algodão doce. “Conseguimos mostrar a importância do brincar, do lúdico na vida das crianças. procuramos oferecer um espaço onde as crianças tivessem liberdade e criatividade para ter o prazer do brincar pelo brincar. Agradecemos aos pais que estiveram no espaço com seus filhos e as escolas que levaram seus alunos.”, disse ao final do evento a coordenadora da Casa do Brinquedo, Renata Martins.
Três anos da Casa do Brinquedo
Ainda nesta quinta-feira, 28, a Casa do Brinquedo, da Prefeitura de Ubatuba, comemorou os três anos da sua unidade central. A Casa do Brinquedo é um projeto da Prefeitura Municipal de Ubatuba, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Fundo Social de Solidariedade.
Na Casa do Brinquedo a criança encontra um mundo em miniatura, montado com as características que cercam a criança, além de tendas temáticas como quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixe e regras, massa de modelar, bolas, cordas, túneis, balanço, karaokê e outros. O espaço é voltado para crianças até 12 anos, que podem se divertir com dezenas de jogos e muita brincadeira, tudo gratuitamente. Hoje a unidade central recebe mensalmente uma média de 1.500 crianças e está localizada na Rua Salvador Corrêa, 276, no centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-1608.
Durante a semana são atendidas as unidades escolares, sendo pública ou particular, desde que haja um agendamento da visita. Aos sábados, a Casa do Brinquedo é aberta ao público, e funciona das 15h30 às 18 horas. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Apresentação dos palhaços - foto Adriane Ciluzzo