Tempo de maturação do sabão é de aproximadamente 48 horas para poder cortar - Foto Roberta Nosé
Na noite da última segunda-feira, 25, a EMEI Idalina do Amaral Graça, localizada no Centro de Ubatuba, ofereceu aos pais de seus alunos uma rápida oficina sobre como fabricar sabão a partir de restos de óleo de cozinha.
Quem ministrou a oficina foi a funcionária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e coordenadora da Agenda 21 em Ubatuba, Patrícia Maciel, com o auxílio de professores, funcionários e da direção da escola.
Patrícia falou um pouco sobre a importância da população não descartar o óleo de cozinha na natureza, por causa do grande poder de poluição que o óleo usado possui. Além disso, Patrícia falou também sobre a qualidade deste sabão, muito utilizado para limpar roupas brancas ou peças que já estão mais encardidas.
Antes de partir para a preparação do sabão, todos os presentes foram orientados a sempre utilizarem luvas de borracha e máscara, pois a mistura de óleo com soda cáustica é muito forte, podendo causar intoxicação ou queimaduras na pele.
A receita para a confecção de sabão é a seguinte: em uma vasilha plástica e funda, dissolva um quilo de soda caustica em um litro de água fervente. Utilize um cabo de vassoura para mexer. Acrescente cinco litros de óleo de cozinha usados, meio copo de detergente e meio copo de sabão em pó. Continue mexendo com o cabo de vassoura por aproximadamente 50 minutos a uma hora, até que ele fique grosso, e então despeje em formas de alumínio forradas com sacos plásticos, ou vasilhas de margarina e manteiga. Deixe secar por aproximadamente 48 horas.
O importante é não se esquecer de utilizar as luvas de borracha e a máscara, bem como não permitir que crianças e animais domésticos fiquem por perto durante a preparação.
Todo o sabão produzido na EMEI Idalina será distribuído à população no dia 5 de junho, data em que a escola promoverá sua IV Caminhada pelo Meio Ambiente. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Materiais sendo misturados com cuidado - Foto Roberta Nosé