Ubatuba espera até as 21 horas desta quarta-feira, 27, a participação de cerca de sete mil pessoas nas atividades do “Dia do Desafio”. Participaram do evento as escolinhas de esporte da prefeitura, escolas da rede municipal de ensino, academias particulares e a população em geral, que ligaram para a Secretaria de Esportes e Lazer, relatando suas atividades.
“Até as 17 horas já havíamos contabilizado mais de 6.500 registros de atividades na cidade. A chuva no início da tarde inibiu um pouco as pessoas que fariam as atividades a céu aberto, mas mesmo assim foi grande a participação das escolas e academias, mas creio que até as 21 horas (tempo limite para registro de atividades), cheguemos a pouco mais de sete mil pessoas”, disse o coordenador do evento em Ubatuba, Nicrano Gomes Junior.
O coordenador salientou ainda a participação da população em geral “Foram muitas ligações de donas de casa, informando as atividades domésticas. Tem gente que pensa que é necessário praticar um esporte para exercer atividade física, mas não é verdade”, concluiu Nicrano.
Como surgiu a data
O Dia do Desafio foi criado em 1987 no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. O evento chegou ao Brasil em 1995.
Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, qualquer tipo de atividade física.
Desempenho de Ubatuba nos anos anteriores
A última participação de Ubatuba no dia do desafio foi em 1999, quando cerca de 43.81% da população esteve envolvida em atividades físicas, pelo tempo de 15 minutos.
“A cidade ficou 10 anos fora do evento e nossa meta para este ano foi alcançada. Agora o objetivo é superar a marca de 99, nos próximos anos”, finalizou Nicrano. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)