A Guarda Municipal de Ubatuba comemora, no próximo dia 31, seu 15º aniversário de criação. Uma corporação cuja trajetória de existência sempre foi pautada em cumprir seu lema “Amiga, Protetora e Aliada”. Instituição de utilidade pública municipal, criada pela Lei 1369/94, tem como missão precípua a proteção dos próprios municipais, bens e serviços, conforme dispõe o § 8º do artigo 144 da Constituição Federal.
Nesses quinze anos de criação, a Guarda desenvolve um papel tão importante quanto os demais órgãos responsáveis pela segurança pública de nosso território, Hoje, diante da escalada da violência que afeta toda a sociedade, e principalmente o cidadão de bem, a nossa Guarda Municipal tem trabalhado diuturnamente e em total harmonia com a Polícia Militar, Polícia Civil e Policia Rodoviária Federal, a fim de proporcionar a cada cidadão ubatubense ou o turista que nos visita, uma segurança eficaz e transparente.
Temos nos empenhado em nos especializar, para melhor prestar nossos serviços, e isso vem ocorrendo paulatinamente. Recentemente, um projeto idealizado pela corporação foi aprovado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP, o que contemplou a Prefeitura Municipal com verba suficiente para que a Guarda Municipal pudesse se equipar e desenvolver o programa que visa levar aos alunos da rede de municipal de ensino, conhecimentos sobre cidadania, educação no trânsito, preservação do meio ambiente, violência doméstica e do gênero, enfrentamento ao grave problema das drogas e atendimento cordial ao turista.
Esse projeto tornará possível levar às nossas crianças, conhecimento necessário para uma vida saudável e harmônica, pois como disse um grande filósofo grego: “EDUQUE UMA CRIANÇA E NÃO SERÁ NECESSÁRIO PUNIR UM ADULTO”.
A Prefeitura Municipal, com o convênio firmado com o Estado de São Paulo para implantação em nosso município da Brigada de Incêndio e Resgate do Corpo de Bombeiro, contou com agentes da Guarda Municipal, a qual se faz presente com um corpo de tropas devidamente treinado e equipado, onde esses abnegados homens, somados aos valorosos milicianos do Corpo de Bombeiros, estarão 24 horas por dia prestando seus serviços, preocupados apenas em salvar vidas, pois em algum cantinho de nosso paraíso lá estará uma alma em azul marinho para levar o socorro a quem assim o necessitar.(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)