Uma comissão - formada por membros do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Santa Casa e Secretaria de Saúde - se reuniu na semana passada, para discutir e planejar a implantação de um sistema de triagem de risco. O objetivo da triagem é direcionar atendimento de forma que o usuário utilize o sistema de saúde de forma mais adequada e eficiente. A triagem de risco identifica os pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos á saúde ou grau de sofrimento.
O sistema será implantado a partir de julho e seguirá um atendimento-padrão, de acordo com uma cartilha desenvolvida pelo Qualisus. O sistema classifica o usuário por grau de complexidade do problema e indica o encaminhamento necessário. Antes da implantação, serão feitas reuniões nas unidades de saúde, para informar às equipes do PSF sobre os procedimentos a serem adotados.
A diretora administrativa da santa Casa, Mara Franhani, explica que, muitas vezes, os usuários do Sistema Único de Saúde não sabem qual é o local mais adequado para o tratamento que procuram. “A Santa Casa atende casos de urgência e emergência. No entanto, a maioria dos pacientes que recorre à Santa Casa hoje poderia ser atendida de outra forma. Pretendemos, com a triagem, diminuir o fluxo de pessoas dentro do Pronto-Socorro da Santa Casa, para atender os casos de urgência e emergência de forma mais eficaz e dar maior resolutividade aos problemas de saúde em geral.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)