Exposições de arte e artesanato, apresentações de capoeira, teatro, judô, hip-hop, cultura popular e oficinas culinárias, entre outras atividades, marcaram o Dia Nacional da Reforma Psiquiátrica em Ubatuba.
Um grande evento para marcar a data aconteceu no Calçadão da Avenida Dona Maria Alves. Nesta terça-feira, 19, as atividades continuam acontecendo no calçadão. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o evento busca integrar os mais diversos setores, para promover a reinserção de pessoas com transtornos mentais e psicológicos nas atividades sociais.
O coordenador da Saúde Mental de Ubatuba, Arnaldo Batista Alves, afirma que esta data e os eventos que a celebram buscam quebrar os paradigmas criados em torno dos transtornos mentais. “Estamos aqui, rodeados de pacientes, que são pessoas comuns. Qualquer pessoa está sujeita a precisar de um tratamento relativo à saúde mental e ainda assim, ser parte atuante da sociedade, trabalhando, estudando e tendo amigos. Este evento tem também o objetivo de homenagear as pessoas que fazem um trabalho paralelo com o nosso e ajudam, tanto a recuperar, quanto a manter a saúde mental”, afirma Arnaldo.
Representando o prefeito Eduardo Cesar, o vice Rui Teixeira Leite esteve presente na abertura do evento. “Esta é uma área muito importante da saúde, que merece muita atenção. Fico feliz por saber que esta grande festa está acontecendo para esclarecer e mostrar a todos o trabalho bonito que está sendo desenvolvido em Ubatuba.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)