Cerca de 90 pescadores ubatubenses participaram de um Curso sobre Meio Ambiente Marinho durante toda a semana passada. O curso foi ministrado pelo gerente da Cetesb, João Carlos Milanelli e compõe a capacitação desses profissionais para o programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil, habilitando-os às linhas de créditos do PRONAF.
Para Millanelli, a capacitação foi uma oportunidade de interação e aproximação entre os vários segmentos da sociedade, mais especialmente entre os pescadores e o órgão ambiental do Estado de São Paulo. “Iniciativas como esta mostram que a gestão ambiental eficiente parte de uma postura integradora e participativa. Nesse caminho, o Projeto Marinas continua se consolidando no Litoral Norte com o envolvimento dos pescadores no sub-projeto Lixo na Rede, e do segmento náutico em processo de adequação no controle da poluição. Pretendemos manter uma agenda permanente de capacitação pela CETESB com os parceiros no Litoral Norte”, disse Milanelli.
Troca de experiências
Para o presidente da Colônia Z10, Joedes da Silva, mais conhecido como Chacrinha, a capacitação deu aos pescadores a oportunidade de estudar e se informar. “Aprender e se aperfeiçoar é sempre importante. Procuramos incentivar nossos associados a participarem desses cursos, pena que muitos não puderam participar por estarem com outros compromissos”.
Além dos pescadores, o curso contou com vários profissionais de outras áreas, como a médica veterinária Juliana Salomon, que apreciou a interatividade entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento dos pescadores.
Cristiane Gil, secretária municipal de Meio Ambiente, reforçou a vertente educativa das palestras. “Esta é mais uma conquista da parceria entre a Cetesb, PMU, APA Marinha, CBH-LN, Colônia Z10 e a Associação dos Pescadores. Com esta troca de experiências e informações, as ações se tornam mais produtivas e eficazes na preservação deste ambiente”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)