A Prefeitura de Ubatuba renovou, no mês passado, o convênio que mantém com o Projeto Tamar desde que a base de conservação das tartarugas marinhas foi implantada no município, em 1991.
Com o apoio do prefeito Eduardo Cesar, a parceria entre a prefeitura e o Tamar ajuda a consolidar a execução de projetos de educação ambiental voltados para alunos da rede pública municipal.
“O apoio constante da Prefeitura de Ubatuba desde o início das atividades do Tamar no município tem sido imprescindível para alcançarmos todos os resultados de conservação, pesquisa e ação social que apresentamos hoje à comunidade. Este entendimento da importância do Tamar na vida de Ubatuba demonstra a visão de futuro comprometida do Governo Municipal com a qualidade de vida em sintonia com o desenvolvimento”, diz Berenice Gallo, coordenadora regional do Tamar no Estado de São Paulo.
Para o prefeito Eduardo Cesar, é uma honra ter em Ubatuba a única sede do Tamar do Estado. “Procuramos dar todo o apoio necessário, pois a importância turística, ecológica e social da base do Tamar em Ubatuba é enorme e inquestionável. Para nós é uma honra ter esta base em nosso município e sempre que pudermos continuaremos apoiando as ações, sempre muito bem executadas, dos profissionais do Tamar”, considerou o prefeito.
Tamar em Ubatuba
Ubatuba é uma das mais importantes bases de pesquisa e conservação que o Projeto Tamar mantém no país, recebendo uma média de 100 mil pessoas em seu centro de visitantes, todos os anos.
É em Ubatuba que funciona a única base de pesquisa do Projeto no país localizada em área urbana. Além da infra-estrutura de apoio, como alojamento e administração, e da unidade de reabilitação de tartarugas, a base possui centro de visitantes com aquário e tanques de exposição, terrários com tartarugas terrestres e de água doce, mostra permanente de réplicas, de peças biológicas e de painéis educativos; oficina de papel reciclado, lanchonete e loja que oferece toda a linha de produtos TAMAR.
Ubatuba apresenta grande ocorrência de tartarugas marinhas juvenis, que têm a região como importante área de alimentação, especialmente as tartarugas-verdes (Chelonia mydas), com mais de 95% dos registros. Somente a oliva (Lepidochelys olivacea) não freqüenta esta região.
A Base do Projeto Tamar é um dos principais atrativos de Ubatuba e se destaca no trabalho de inserção social, através de programas como a Oficina de Sacolas de Papel Reciclado e projetos de educação ambiental. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)