A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realiza, nos dias 18 e 19 de maio, um evento para celebrar o Dia Nacional da Reforma Psiquiátrica. Serão realizadas exposições, apresentações e atividades, no Calçadão da Avenida Dona Maria Alves. O objetivo do evento é promover a reinserção de pessoas com transtornos mentais e psicológicos nas atividades sociais.
O coordenador da Saúde Mental de Ubatuba, Arnaldo Batista Alves, explica que antes, esta data era chamada de Dia da Luta Antimanicomial. “Antes, era uma luta, mas agora, percebemos que o olhar da sociedade está mudando. Estamos conseguindo mobilizar diversos setores. Aos poucos, estamos formando uma verdadeira rede de apoio, com diversas entidades que prestam serviços e se comunicam com nossos pacientes. Este contato é muito importante para conseguirmos realmente promover a reforma psiquiátrica.”
Programação
No dia 18, a abertura do evento acontece às 10 horas com a presença do secretário municipal de Saúde, Clingel Frota. Depois, o grupo musical Fandango Caiçara se apresenta, seguido pelo grupo teatral Celebreiros. Durante todo o dia, acontecerão prestações de serviço na área da saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia e orientação nutricional.
No período da tarde, a partir das 14h, será realizada uma exposição com trabalhos de terapia ocupacional feitos no Caps. O artista plástico Anderson Guiam estará presente, fazendo uma apresentação com seus “mariopetes”, ou seja, bonecos construídos a partir de garrafas PET. Também acontecerão oficinas de modelagem em argila e reciclagem com jornal. As oficinas serão gratuitas e abertas ao público, tendo os pacientes como monitores. O Projeto Tamar também estará presente com sua oficina de papel reciclado.
No dia 19, a partir das 9h, acontecem as mesmas oficinas do dia anterior, bem como prestação de serviços de saúde. Neste dia, a equipe do Programa DST/AIDS estará participando do evento, dando informações sobre prevenção e distribuindo materiais educativos. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)