A campanha de vacinação contra gripe para idosos, marcada para terminar nesta sexta-feira, 8, foi prorrogada até o próximo dia 15. Até a última quarta-feira, 6, apenas 52% da população com idade acima de 60 anos havia comparecido aos postos de saúde para tomar a dose da vacina. Apesar disso, Ubatuba ainda está com uma média maior que a do Estado, que está com 42%. A meta é vacinar 80%, ou seja, em Ubatuba, seriam 5.248 dos 6.281 cidadãos com essa faixa etária.
Nesta segunda etapa, não haverá postos volantes. Pessoas que moram em bairros onde não há unidade de saúde ou sala de vacina, terão que se deslocar à unidade mais próxima de seu bairro. O objetivo é prevenir complicações de saúde, como gripe e pneumonia, que podem ser fatais para este grupo.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Ariele de Oliveira, afirma que a vacina é muito importante para ajudar a garantir a saúde dos idosos no período de inverno. “O vírus Influenza é altamente infeccioso e pode provocar gripes leves ou graves, causando um grande índice de mortalidade entre os idosos. Portanto, a vacina tem a vantagem de diminuir as mortes e internações.”
Ao contrário do que se pensa, a vacina não provoca gripes fortes em sua primeira dose. As únicas contra-indicações são para pessoas que tenham apresentado reações alérgicas em doses anteriores, ou que tenham alergia a ovo e componentes. A vacina protege contra diversos subtipos de vírus. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)