Agricultores em dia de campo
Representantes do setor produtivo de mandioca e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Ubatuba (Smapa) participaram, na ultima quinta-feira, 30, do “Dia de Campo do Cultivo da Mandioca”, no pólo de pesquisa da Agência Paulista Tecnológica do Agronegócio (APTA) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, em Pindamonhangaba. O objetivo do evento foi aprimorar os conhecimentos dos produtores no cultivo e trocar e experiências com agricultores de outras regiões do Estado de São Paulo.
Segundo o gerente de Agricultura e Pesca da Smapa, Aparecido Cardoso, a participação no dia de campo foi enriquecedora por diversos motivos. “Nós pudemos conhecer novas formas de plantio e novas variedades mais produtivas, principalmente a da mandioca amarelinha, que é mais procurada no mercado. Além disso, tivemos a oportunidade de encontrar diversos compradores para nossa mandioca.”
Para o engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Castilho, eventos como este proporcionam a oportunidade do aprimoramento de técnicas. “Pudemos aprender um pouco mais sobre o cultivo de mandioca num sistema de plantio direto, em consórcio com leguminosas. Este sistema, além de proporcionar a conservação do solo, promove melhoria na fertilidade, sem o uso de adubos químicos. Estas técnicas vêm ao encontro do Programa de Manejo Sustentável que está sendo desenvolvido por nossa Secretaria. O conhecimentos de novas variedades, desenvolvidas pelos pesquisadores da APTA, proporcionará aos nossos agricultores a oportunidade de melhorar sua produção com escolhas de variedades melhor adaptadas à nossa região.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Participantes do dia de campo