O projeto social Dentista do Bem possui 33 dentistas voluntários em Ubatuba, que juntos atendem 61 crianças e adolescentes. Idealizado pelo dentista paulista Fábio Bibancos, o projeto foi implantado na cidade em 2006, com apoio da Associação Comercial de Ubatuba, e hoje está sob a coordenação da dentista Maria Cristina de Souza.
Desenvolvido pela OSCIP Turma do Bem, o Dentista do Bem conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, por meio de triagem feita com crianças de 5ª a 9ª séries do Ensino Fundamental, em escolas da rede pública. São beneficiadas as crianças com problemas bucais mais graves, as mais pobres e mais próximas do primeiro emprego.
O tratamento, feito no consultório do próprio dentista-voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo. »Muitas crianças não recebem atendimento porque os pais não podem pagar. Se cada profissional cuidar de uma criança, a vida de várias pessoas poderá mudar», diz a coordenadora do projeto em Ubatuba, Maria Cristina de Souza. Ela destaca que a missão da Turma do Bem é mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.
O presidente eleito da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Correa Filho, diz que incentiva a implantação do projeto em Ubatuba »porque toda e qualquer ação social que pudermos colaborar estaremos fazendo nossa parte, a saúde bucal muitas vezes é vista como segundo plano o que é um tremendo engano, a saúde começa pela boca e quanto maior o número de crianças atendidas e conscientizadas menor será o prejuízo quando se tornarem adultos», afirma Alfredo.
Atualmente, o Dentista do Bem atende mais de 10 mil crianças e jovens em todo o Brasil e conta com mais de 5 mil profissionais voluntários no país. O projeto tem uma Central de Atendimento em São Paulo, permitindo a eficaz comunicação entre crianças, famílias, a entidade, o cirurgião-dentista e a equipe técnica.
Os dentistas interessados em participar do programa podem obter mais informações com a coordenadora do projeto na cidade, Maria Cristina de Souza, pelo telefone (12) 3832 4705 ou pelo e-mail cristina.s.p.souza@hotmail.com.
(Fonte:ACIU)