Assinatura de convenio com a Caixa Econômica para programa Minha Casa Minha Vida
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve presente na 4ª reunião ordinária do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte), realizada nesta sexta-feira, 24, em Caraguatatuba. Na ocasião, Eduardo Cesar assinou convênio com a Caixa Econômica Federal para Ubatuba fazer parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
O Minha Casa, Minha Vida irá viabilizar a construção de 1 milhão de moradias para famílias com renda de até 10 salários mínimos, em parceria com estados, municípios e iniciativa privada.
Para o prefeito, a assinatura deste convênio significa mais um passo no sentido de melhorar a condição habitacional em Ubatuba. “Além do Plano Municipal de Habitação, que está sendo elaborado, contamos agora com mais esta ferramenta para facilitar o acesso da nossa população ao sonho de conquistar a casa própria”, afirma Eduardo Cesar.
O secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, acompanhou o prefeito Eduardo Cesar na reunião do Codivap e saiu satisfeito com mais este avanço. “Estamos em fase final de construção dos apartamentos no Parque Guarani e acreditamos que com este programa do Governo Federal poderemos diminuir ainda mais o déficit habitacional no município”, diz Claudinei.
O superintendente da Caixa Econômica Federal no Vale do Paraíba, Paulo Galli, realizou uma apresentação sobre o Minha Casa, Minha Vida, detalhando as formas de financiamento e o modo como os municípios devem proceder para se beneficiar do programa.
Saneamento
A secretária estadual de Energia e Saneamento, Dilma Pena, foi quem realizou a abertura do evento. Dilma Pena colocou o Governo do Estado à disposição dos municípios da região e falou sobre o investimento em obras de saneamento básico, afirmando que até 2012 deverá ser viabilizado 100% de tratamento de esgoto no Litoral Norte. “Em uma área tão delicada, o saneamento é fundamental para a preservação ambiental, principalmente das nossas águas”, disse a secretária estadual, afirmando que já existem R$ 64 milhões em obras neste sentido em andamento na região.
Dilma Pena falou também sobre disposição final de resíduos sólidos e da possibilidade da construção de usinas de queima de lixo na região. “É necessário que haja uma união entre as prefeituras para que possamos viabilizar este projeto, pois sabemos do grande problema que é a disponibilidade de áreas para aterros sanitários, portanto, temos trabalhado forte para encontrarmos formas alternativas de lidar com o lixo”, acrescentou Dilma Pena.
O encontro contou com a presença de diversos prefeitos da região, além de alguns deputados federais e estaduais. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Quarta reunião ordinária do Codivap