A Santa Casa de Ubatuba está realizando o recadastramento de seus voluntários ativos e padronizando os serviços prestados por eles. Os voluntários estão participando de cursos de segurança do trabalho, normas internas e capacitações específicas para os trabalhos que desejam executar. Para o próximo mês, está programada mais uma capacitação, portanto, quem tiver interesse em se tornar voluntário, deve procurar o setor de Captação de Recursos para se cadastrar.
Segundo a captadora de recursos da Santa Casa, Geruza da Rocha, o trabalho voluntário é louvável, mas exige regras e comprometimento. “Os voluntários precisam estar cientes dos riscos, tanto para sua saúde, quanto para a saúde dos pacientes. É preciso utilizar roupas adequadas e ter noções do que pode e o que não pode ser feito dentro de um hospital. Nossa intenção é otimizar o trabalho dessas pessoas, que cedem seu tempo e dedicação para melhorar a vida de quem está hospitalizado.”
A Santa Casa aceita voluntários nas mais diversas áreas, desde visitas religiosas, até manutenção, recepção, serviços administrativos, cantina, refeitório, assistência social, até aqueles que não precisam ser executados dentro do hospital, como costura de camisolas e lençóis e restauração de cadeiras de rodas.
As inscrições para o Curso de Doulas, que são voluntárias que ajudam as gestantes na hora do parto, já estão abertas, embora a data ainda não esteja definida. Quem tiver interesse em atuar nesta área, pode se inscrever no setor de Captação de Recursos da Santa Casa. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)