Fachada sede casa do brinquedo - foto Adriane Ciluzzo
Sete monitores da Casa do Brinquedo de Ubatuba participam na próxima sexta-feira, 24, em São Paulo, do curso “A arte e o brincar no desenvolvimento da criança”, desenvolvido pela empresa Educadores Sociais. O curso será dividido em três módulos onde os monitores aprenderão técnicas de construção de brinquedos com materiais alternativos, estudo de jogos e brincadeiras e criação de histórias.
A coordenadora da Casa do Brinquedo, Renata Martins, explica que em breve, essas novidades que os monitores trarão do curso, serão aplicadas na Casa. “Nós estamos nos preparando para ingressarmos nesse novo conceito da administração municipal, que é a sustentabilidade. Preparamos nossos profissionais para podermos transmitir isso para nossas crianças”, disse a coordenadora.
No primeiro módulo do curso os monitores aprenderão as técnicas de construção de brinquedos presentes na cultura infantil brasileira e a importância do brincar na formação da criança e do adolescente. No módulo seguinte serão ministradas técnicas de confecção de jogos de tabuleiro, popularizando os jogos antigos e as brincadeiras infantis. O enfoque do terceiro e último módulo será a confecção de fantoches e marionetes com materiais alternativos. O curso será ministrado pelo educador social Mauro Nascimento.
Educadores Sociais
A empresa Educadores Sociais é um coletivo de educadores sociais e socioambientais com vasta experiência em projetos desenvolvidos por organizações não-governamentais nos âmbitos da educação social (informal, sócio-comunitária, não formal ou popular), educação ambiental, arte-educação e ação social. Tem como princípio a atuação numa perspectiva de educação que emancipe o cidadão, tornando-o autor de sua própria história. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Mães e filhos na casa do brinquedo - foto Adriane Ciluzzo