Carlos Rizzo (de binóculos) ensina observação de aves
Ubatuba é uma cidade admirada por observadores de aves de todo o mundo, por sua biodiversidade. Agora, este potencial, somado às ações de turismo e educação ambiental que vêm sendo desenvolvidas para fomentar a observação em Ubatuba, estão fazendo com que a cidade se torne referência também para os municípios que desejam explorar essa atividade. A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem dado suporte e firmado parcerias com essas cidades. Um dos objetivos é tornar a região uma rota de observação de aves.
A cidade vizinha, São Sebastião, é um exemplo de parceria que está dando certo. Técnicos das duas cidades estão interagindo, realizando palestras, envolvendo empresários, biólogos, fotógrafos, guias turísticos e outros profissionais interessados. Também estão acontecendo visitas às trilhas das duas cidades, para estudar potencialidades e adaptações. O município já está desenvolvendo seu “check list”, uma lista contendo todas as espécies de aves encontradas no local.
Além de São Sebastião, cidades como Ilhabela, Aparecida, Petrópolis e Paraty também já demonstraram interesse em aprender com Ubatuba, atraindo assim, um nicho turístico especial, que tem como temporada os meses posteriores a maio. A pedido de uma agência dos Estados Unidos, Itatiaia e Ubatuba estão elaborando um pacote turístico em que observadores estrangeiros de aves poderão visitar as duas cidades em “Sete dias de Mata Atlântica”.
Ubatuba tem se destacado no cenário nacional e mundial em eventos como a feira brasileira Avistar, que acontece em maio e a internacional Birdfair, em agosto. Segundo Carlos Rizzo, representante da Secretaria de Meio Ambiente, “o município também vem realizando seu próprio Festival de Observação de Aves, que neste ano chega a quarta edição, sempre em outubro, juntamente com as festividades de aniversário da cidade. Neste ano, o evento contará com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Beija flor, por Ricardo Martins, fotografo de natureza