O programa DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde está iniciando um trabalho de prevenção com os jovens de 14 a 18 anos da Guarda Mirim de Ubatuba. O objetivo do projeto é formar adolescentes multiplicadores das informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), inclusive AIDS e hepatites. Os pais dos guardas mirins também serão orientados, tendo em vista a importância da participação da família na formação dos adolescentes.
O projeto, chamado »Sempre Alerta», contará com encontros quinzenais mensais, de acordo com a necessidade. Serão utilizadas ferramentas como dinâmicas e DVDs, para estimular a discussão de temas voltados à realidade dos adolescente tais como: sexualidade, gravidez na adolescência, DST, AIDS, relacionamentos e cidadania, entre outros.
O primeiro encontro, que aconteceu no último domingo, 5, trouxe à tona discussões interessantes. Segundo a coordenadora do Programa DST/AIDS, Marina Gregório, os jovens relataram a dificuldade que eles têm em vencer as barreiras para conversar com os pais. “Infelizmente, a sexualidade ainda é tabu em muitas famílias e a falta de comunicação é bastante prejudicial neste sentido.”
Marina afirma que o trabalho de prevenção com os adolescentes é fundamental para seu desenvolvimento sadio. “Os jovens costumam pensar que nada vai atingi-los, por isso, não se importam muito com os cuidados que todos devem ter. Eles precisam saber que as atitudes que tomam hoje podem influenciar para sempre no futuro.” (fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)