As doulas da Sta Casa de Ubatuba em capacitação em São Paulo
A Santa Casa de Ubatuba conta com a ajuda de quatro doulas voluntárias que dão suporte físico e emocional às parturientes antes, durante e após o parto. Elas participaram de uma capacitação no Hospital Amparo Maternal de São Paulo e agora estão aptas a passar este conhecimento adiante em cursos que serão realizados no próprio município. Em breve, a Santa Casa de Ubatuba ministrará cursos de doulas para mulheres interessadas.
Segundo a diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, o objetivo da capacitação é dar um respaldo técnico às voluntárias que se disponibilizaram a prestar esse serviço. “Nós queremos proporcionar às pacientes a humanização e o conforto que os voluntários podem dar, seguindo critérios que evitem qualquer risco à saúde da mãe e do bebê”.
A mulher que serve
A palavra »doula» vem do grego e significa »mulher que serve». As principais tarefas da doula são: oferecer apoio afetivo e emocional na hora do nascimento; propor medidas naturais de relaxamento, através de massagens e respiração adequada; ajudar a mulher a encontrar uma posição mais confortável; promover tranqüilidade no clima impessoal dos hospitais; ajudar nos cuidados iniciais com o bebê; apoiar e auxiliar a mulher na amamentação e ajudar a mulher na sua recuperação depois do parto.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de vários países, entre eles o Brasil, reconhecem hoje a enorme contribuição da presença da doula nesse momento tão significativo na vida das mulheres. Tem-se demonstrado que o parto evolui com maior tranqüilidade, rapidez, menos dor e complicações, tanto maternas como fetais. As vantagens também ocorrem para o Sistema de Saúde, que além de oferecer um serviço de maior qualidade, têm uma significativa redução nos custos, dada a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internação das mães e dos bebês.
O curso
Quem tiver interesse em participar do curso pode entrar em contato pelo telefone 3832-7262 e pedir para falar com Geruza, no setor de Captação de Recursos. O investimento para o curso será de R$ 150,00. A data para o curso ainda não está definida, mas será publicada em breve. A única exigência para fazer o curso é ser maior de 21 anos. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)