A Prefeitura de Ubatuba alterou as regras do estacionamento rotativo e decidiu multar os motoristas que estiverem sem o cartão da Zona Azul. A cidade tem 870 vagas controladas pelo sistema no centro.
Pela regra antiga, quem era flagrado sem o cartão era notificado e tinha um prazo de 72 horas para regularizar a pendência no Departamento Municipal de Trânsito.
Segundo a prefeitura, o motorista infrator pagava R$ 5 pelo Cartão Estacionamento --valor equivalente ao uso da vaga por um período de 12 horas-- e tinha a notificação cancelada.
Pela nova regra, em vigor desde o último dia 30, quem deixar de comprar o cartão da Zona Azul será multado automaticamente em R$ 85,13 por estacionamento irregular. A nova norma é prevista decreto municipal.
De acordo com o assessor de expediente interino do gabinete, Geraldo Rofino de Lima, 51 anos, as mudanças foram necessárias para disciplinar o uso dos estacionamentos. Segundo ele, o índice de irregularidade é alto.
»Muitos motoristas desrespeitam as leis. Eles deixam de colocar o cartão e não respeitam a rotatividade. Com a fiscalização da Guarda Municipal, eles passarão a ser multados», disse.
A prefeitura recomenda que o cartão seja assinalado e contenha dados sobre a placa do veículo, mês e dia e seja colocado no painel do veículo. A média mensal é de 50 notificações.
Atualmente a cidade tem uma frota de cerca de 39.500 veículos e apenas 870 vagas controlados pelo sistema de Zona Azul. Com uma média de 0,04 vaga por motorista, a situação se agrava ainda mais nos período de alta temporada.
As vagas se concentram em 16 vias localizadas na região central da cidade. Entre os principais corredores que estarão na mira da fiscalização, estão as vias Hans Staden, Cunhambebe e Ernesto de Oliveira. (Fonte: Vale Paraibano)