Professor Marcos Flausino durante aula de informática básica para jovens - foto Roberta Nosé
Desde o dia 22 de março, 97 alunos vem freqüentando as aulas de informática básica, na EM Governador Mário Covas Júnior, no bairro do Ipiranguinha. As aulas são estão acontecendo desde o segundo semestre do ano passado, através de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Neste convênio, o Senai capacitou o professor da rede municipal, Marcos Flausino, e a Secretaria de Educação ofereceu o local e os equipamentos necessários ao curso.
O diferencial neste ano é que existe um grupo de alunos que já cursaram o nível básico em 2008 e agora estão tendo um módulo exclusivo sobre Power Point e Publisher, dois programas que não constavam da disciplina básica.
O curso tem duração de 60 horas, aproximadamente três meses, e é aberto a jovens entre 14 e 17 anos, que já tenham terminado ou estejam cursando a sétima série, e adultos, a partir de 16 anos, com o Ensino Médio completo. Ao todo são seis turmas, com uma média de 16 a 18 alunos por turma, que buscam uma melhor capacitação para o mercado de trabalho.
As aulas acontecem duas vezes por semana, nos períodos da tarde e noite, e ao final, o Senai oferece o diploma, certificando a conclusão do curso.
Segundo o professor Marcos Flausino, da primeira turma formada em novembro de 2008, cerca de 20% dos alunos que terminaram o curso básico, já estão empregados.
A previsão é que as aulas deste primeiro semestre terminem em junho, e as inscrições para as próximas turmas deverão ser abertas em julho, na secretaria da EM Mario Covas. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
O curso é um convênio entre o Senai e a Secretaria Municipal de Educação - foto Roberta Nosé