Atendimento médico durante a Caravana da Saúde
A Caravana da Saúde, realizada pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visitou o bairro Lagoinha, na região sul do município, no último fim de semana e foi um grande sucesso. Durante o evento, foram realizados 130 atendimentos médicos, entre eles 30 consultas de ginecologia, 30 de pediatria e 70 de clínica geral. Esta foi a primeira edição do programa em 2009. Os próximos locais e datas serão definidos e divulgados em breve.
Na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, foram coletados nove exames preventivos. O Centro de Controle de Zoonoses realizou 80 cadastros para castração de animais. A Unidade Móvel de Esterilização irá para o bairro no mês de junho. A equipe de Saúde Bucal agendou 43 necessidades urgentes para serem atendidas nos consultórios do Bairro Perequê-Mirim e no Centro.
A superintendente de Atenção Básica, Sheila da Silveira, afirma que a Caravana proporciona uma boa oportunidade para as pessoas que não têm tempo ou disponibilidade de buscar os serviços de saúde em outros horários ou locais. “Procuramos levar o evento aos bairros mais distantes, sempre aos sábados, para permitir que as pessoas tenham atendimentos especializados de saúde sem precisar sair de seus bairros.”
Orientação sexual
A equipe do Programa DST/AIDS também esteve presente, dando orientações sobre uso do preservativo e cuidados no que se refere às doenças sexualmente transmissíveis. Segundo a representante do programa, Silmara Retti, as orientações transcorreram em forma de um bate-papo descontraído. “No início, algumas mulheres pareciam envergonhadas, mas procurei deixá-las à vontade para esclarecerem suas dúvidas e até mesmo manusearem os preservativos. O preservativo feminino foi a grande novidade para muitas mulheres. Para mim foi uma experiência muito positiva, pois conseguimos esclarecer alguns mitos e levar a informação correta, numa linguagem simples, e bem humorada.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Foram realizados 130 atendimentos