Com o objetivo de trazer as crianças ubatubenses para o mundo da música, afastando-as de ameaças e levando-as a uma formação saudável, a Associação Lira Padre Anchieta, em parceria com a Fundart, realiza o projeto Lirinha do Amanhã. As inscrições estão abertas para as crianças de 7 a 15 anos que quiserem aprender instrumentos de sopro, percussão, metais e madeira. Para quem gosta de cantar, o Coral Lirinha também tem vagas.
As aulas acontecerão às quintas-feiras, em duas turmas, das 9h às 11h e das 14 às 16h. Aos sábados, das 9h às 12h, acontece o ensaio geral. Para a inscrição, os pais ou responsáveis devem comparecer à sede administrativa da Fundart, em horário comercial, para preencher uma ficha de inscrição.
Os instrumentos disponíveis são: flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bombardino, tuba e instrumentos de percussão. Os alunos aprendem por meio de um repertório eclético, que vai desde a música erudita, até a popular. Quem participa da Lirinha, aprende também a cantar no Coral Lirinha, coordenado pela professora Leda.
O coordenador do projeto, Valdecy dos Santos, afirma que a Lirinha do Amanhã prepara as crianças para atuarem na Banda Lira Padre Anchieta ou seguirem rumos diversos dentro da música. “Nossa intenção é apresentar a esses jovens o universo da música instrumental. Este é um trabalho de cunho social que beneficia as crianças e adolescentes em todas as áreas. Independente de ser tornar um grande músico ou não, o aluno desenvolve a disciplina, tem noções de matemática, história e outras matérias. Até mesmo o comportamento muda a partir do momento em que eles começam a dominar o instrumento.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)