Artesãs Sonia Cugini e Margareth Ajub
Jornais se transformam em cestas, móveis, abajours e outros utensílios. Sacolas plásticas e retalhos de tecido viram lindas bolsas e tapetes. Restos de demolição servem de detalhes em objetos de decoração. Filtros de papel usados revestem bolsas e caixas. Garrafas de azeite trabalhadas com mosaicos se tornam graciosos vasos. Todos estes utensílios e muito mais podem ser encontrados na Casa do Artesão, em Ubatuba. Dos 60 associados, cerca de 40 trabalham com algum material reciclado.
Até mesmo as embalagens da loja estão sendo confeccionados a partir de materiais biodegradáveis ou reaproveitáveis, para evitar o uso de sacos plásticos. Esta idéia vem ao encontro do Plano “Ubatuba Sustentável” que é uma política pública municipal que está sendo desenvolvida pela Prefeitura e que está buscando a parceria e a adesão dos empresários, comerciantes e comunidade como um todo.
“Com bom gosto e criatividade, o que antes era lixo, acaba virando luxo”, afirma a artesã Yara Frajnovits. “Cada um recicla ao seu modo, seja com restos da própria natureza, como galhos e até mesmo cascas de ovos ou materiais como plástico, alumínio, papelão e outros”, diz a artesã Sônia Cugini.
A artesã Margareth Ajub afirma que a reciclagem no artesanato é só mais um complemento de tudo o que ela já pratica em casa. “Eu e minha família já somos bem ecológicos, procuramos ajudar o planeta, então dou muito valor para a arte feita a partir de coisas que seriam jogadas fora. Quando vejo caixas de sapato nas ruas, já imagino que elas estão se transformando nos móbiles de estrelas que eu faço.”
Funcionamento
A Casa do Artesão fica na Avenida Iperoig, nº 10, Centro. Os associados aceitam encomendas, inclusive para hotéis, restaurantes, pousadas e lojas de decoração. Todos os produtos são exclusivos e confeccionados a mão. O horário de funcionamento em baixa temporada é de segunda a quinta, das 9h às 19h e de sexta a domingo, das 10h às 24h. Na temporada, o horário é todos os dias das 10h às 24h. Para mais informações, ligue: (12) 3833-1749. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Artesanato feito de palha