Clodovil foi considerado uma das figuras mais conhecidas e polêmicas da televisão brasileira. Nascido em junho de 1937, na cidade de Elisiário, interior de São Paulo, o apresentador nunca chegou a conhecer seus pais biológicos e foi adotado por um casal de imigrantes espanhóis ainda pequeno.
A fama chegou quando Clodovil ainda era jovem. Nos anos 60, o showman, que passou a infância em um colégio interno católico, ficou conhecido como um dos maiores estilitas de alta-costura da época. Dener Pamplona de Abreu, um dos pioneiros da moda no país, era seu concorrente mais forte.
Clodovil teve 45 anos de carreira e já passou por quase todas as emissoras brasileiras. Na Rede Globo, no início dos anos 80, o estilista esteve no comando de »TV Mulher», ao lado da ex-prefeita de São Paulo e sexóloga Marta Suplicy.
Outros programas que constam em seu currículo são »Clodovil Abre o Jogo» (na extinta Rede Manchete), »Mulheres» (Gazeta) e »A Casa é Sua» (Rede TV!). Este último, inclusive, foi cenário de uma grande polêmica. Após ser perseguido fervorosamente pelos integrantes do »Pânico na TV» para vestir as »sandálias da humildade», Clodovil desabafou sobre o caso ao vivo em seu programa e abandonou os estúdios com o programa ainda no ar. Resultado: foi demitido dois dias depois.
Polêmica também acarreta em confusão. O apresentador já foi condenado a pagar indenização por danos morais a vereadora Claudete Alves. Durante o »A Casa é Sua», Clodovil chamou Claudete de »macaca de tailleur metida a besta». Em sua defesa, ele afirmou que o »macaca» não teve conotação racista; a palavra foi usada para dizer que a vereadora gostava de aparecer.
Clodovil se tornou o primeiro homossexual assumido a ser eleito deputado federal, em 2006. Candidato pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), ele recebeu o terceiro maior número de votos em São Paulo.
E a polêmica continuou. Em 2006, em uma entrevista à Rádio Tupi, Clodovil disse que os judeus teriam manipulado o Holocausto e forjado o ataque de 11 de setembro de 2001 conta as »Torres Gêmeas», em Nova York. E ele não parou por aí: ainda neste discurso, Clodovil chamou um negro de »crioulo cheio de complexo».
As afirmações lhe renderam mais dor de cabeça. Osias Wurman, presidente da Federação Israelita do Rio, entrou com uma ação judicial contra Clodovil, acusando-o de racista. (Fonte:MSN Notícias)