A Secretaria de Saúde de Ubatuba, em parceria com a Secretaria de Educação, encontrou uma forma de despertar a atenção das crianças para a prevenção contra o mosquito da dengue. Com um cenário colorido e fantoches de mosquitos da dengue, entre outros personagens, as crianças aprendem sobre o ciclo de vida do Aedes Aegypti, o ambiente ideal para sua procriação e as formas de se prevenir da doença.
Após a apresentação teatral, o grupo, formado por agentes de controle de endemias, passa de sala em sala, explicando um pouco mais sobre o mosquito e a doença, mostrando em vidros e lâminas as diversas fases do transmissor da dengue. Neste momento, as crianças passam a ter uma noção de como é o inseto transmissor da dengue na realidade.
O teatro de fantoches para prevenção da dengue está visitando primeiramente as escolas da região sul, depois irá para o norte, oeste e finalmente, região central. Ao todo, 48 escolas receberão as apresentações, que atingirão cerca de nove mil crianças.
“A idéia é fazer com que as crianças cresçam familiarizadas com o assunto. Desta forma, a prevenção será natural. Além disso, elas nos ajudam a chegar aos adultos, atuando como multiplicadores das informações”, explica a coordenadora educativa da Superintendência de Proteção à Saúde, Denize Terra.
Sara Alves Pequeno, diretora da Escola Municipal Prof. Maria da Cruz de Oliveira, afirma que a apresentação vem complementar um trabalho que já vem sendo feito nas escolas. “Nós já estamos trabalhando assuntos como o desenvolvimento sustentável, a questão do lixo, os problemas e as doenças que ele pode trazer. Acho de suma importância a participação da saúde, complementando o nosso trabalho. Nós defendemos a pedagogia através do brincar. Este tipo de atividade lúdica atinge a criança de uma forma mais eficiente, porque a teoria é mais difícil para eles gravarem. Este trabalho deve ser incentivado e valorizado.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)