A Secretaria de Saúde de Ubatuba, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (Comus), está realizando uma série de pré-conferências de saúde em todas as regiões de Ubatuba, nos mais diversos bairros. Na próxima semana, dia 12, o evento reunirá as comunidades dos bairros Toninhas, Praia Grande, Itaguá, Estufa I e II e Sesmaria, na Escola Maria Josefina Giglio Silva, situada no Bairro Estufa II, a partir das 19h.
No próximo dia 27, acontecerá a Conferência Municipal de Saúde, na Igreja São Francisco, que irá compila todas as propostas discutidas nas pré-conferencias. Na ocasião, também será feita uma comparação entre o documento formulado na última Conferência, realizada em 2007 e a atual, em 2009.
O objetivo das pré-conferências, que são abertas à população, é discutir, juntamente com a sociedade, os problemas encontrados na área da saúde e buscar soluções em todas as esferas de governo, visando a formulação de políticas de saúde. Durante o evento, são discutidas questões de interesse de todos os munícipes, no que se refere à saúde.
Segundo a superintendente de Atenção Básica de Ubatuba, Sheila da Silveira, embora a adesão da população esteja sendo pequena, as propostas são bastante coerentes. “Os participantes estão buscando o bem comum e isso é muito interessante. Percebemos que os grupos de trabalho formados por usuários e profissionais relatam basicamente as mesmas questões. Sabemos que a saúde no município já avançou muito desde a última conferência. Nossa meta é avançar ainda mais, por isso, é importante o envolvimento da comunidade.”
O secretário municipal de Saúde, Clingel Frota, afirma que a participação da comunidade é muito importante para o exercício da democracia. “Esta é a oportunidade que cada cidadão tem para expressar sua opinião sobre o serviço de saúde, apontar problemas e sugerir soluções. Estamos realizando as conferências em diversos bairros, justamente para facilitar o acesso de todos. Espero que a adesão da população seja grande.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)