Festival de marchinhas em Ubatuba - foto Paulo Zumbi
Acontece, nesta sexta-feira, dia 20, a final do 4º Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba. às 20h30 na praça da Matriz. Das duas eliminatórias ocorridas no último fim de semana, em que se apresentaram 30 marchinhas, foram classificadas dez finalistas. Na final, serão premiados os três primeiros colocados. O evento acontecerá no coreto da Praça Exaltação da Santa Cruz, a partir das 20h.
Promovido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o evento conta com o apoio da Banda Maestro Pedrinho, responsável pelo arranjo e acompanhamento dos intérpretes. Aproveitando o clima de carnaval antigo, a mesma banda tocará durante todos as noites de folia, fazendo a festa de quem gosta das marchinhas clássicas, para brincar o carnaval com toda a família, sempre a partir das 21 horas.
Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira, o evento busca valorizar esta importante expressão cultural. “As marchinhas têm grande importância como expressão artística e cultural no contexto popular brasileiro. Por muitas décadas, elas traduziram e traduzem as nossas dores, alegrias e tristezas, seja romanticamente, com ironia fina ou sátira eloquente.”
Confira os classificados
Na primeira eliminatória, acontecida no dia 13, foram classificadas: A marcha da pinga, de Benedito Rocha da Silva; A festa é nossa, de Joelma, José Carlos e Aquiles; Piração de Carnaval, de Adriana de Oliveira Sales; Marcha do salame, de Walter Leme; Chegou a hora, de Geraldo Ottoni.
Na segunda eliminatória, dia 14, foram classificados: Tô que tô, de Leda Piranda Cardoso; Carnaval, banda e pipoca, de Paulo Wladimir da Mota; Amor de carnaval, de Geraldo Ottoni; O dodói da Dadá, de Luiz dos Reis e Mariposa, de Júlio César Mendes. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Público no festival de marchinhas de Ubatuba, no palco o apresentador do programa Litoral e Você, Geraldo Ottoni - foto Paulo Zumbi